Pesquisa Atlas Intel realizada em cinco países da América Latina - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México - mostra que Lula só fica atrás da recém empossada presidenta mexicana, Claudia Sheinbaum, na aprovação dos eleitores de seus respectivos países.
Claudia - que tomou posse há 30 dias, em 1º de outubro - tem a aprovação de 67% dos mexicanos. Em seguida vem o presidente brasileiro com 51%. Os dois são os únicos da pesquisa a terem o apoio da maioria da população.
Te podría interesar
Na Argentina, o ultradireitista Javier Milei conta com a aprovação de 43% - ante 51% que o reprovam. Gustavo Petro é aprovado por 40% dos chilenos e tem o mesmo índice negativo do colega argentino. O chileno Gabriel Boric tem o menor índice de aprovação, 39%, e é desaprovado por 53% de seus compatriotas.
Te podría interesar
À exceção da mexicana - que era ainda candidata -, Lula é o único presidente que vem mantendo o índice de aprovação acima dos 50% em quatro pesquisas realizadas pela AtlasIntel desde janeiro deste ano, quando registrou os mesmos 51% - em abril e julho, o brasileiro era aprovado por 50%.
Na Colômbia, Petro despencou de 56% em janeiro, para 50% quatro meses depois, 49% na seguinte e chegou nos atuais 40%. Boric, por sua vez, partiu de 35% em janeiro, caiu para 33%, foi a 42% em julho e recuou para os 39%.
Já Milei derrete desde janeiro, quando tinha 49% de aprovação. O índice foi mantido em abril, caiu para 47% em julho e chegou aos 43%.
A pesquisa, em parceira com a agência Bloomberg, é parte do projeto Latam Pulse, um relatório mensal que oferece análises
abrangentes sobre os cinco países-chave da América Latina.
Confira a íntegra e os dados exclusivos referentes ao Brasil