PERU

VÍDEO: Mulher puxa o cabelo de presidenta do Peru em cena bizarra

Ruth Loayza foi detida após agredir a impopular Dina Boluarte em comício

Mulher agride presidenta do Peru em vingança por morte de maridoCréditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

A presidenta do Peru Dina Boluarte foi agredida neste sábado (20) ao ter seu cabelo puxado durante uma atividade oficial no distrito de Chiara, no departamento de Ayacucho.

A responsável pela agressão foi identificada Ruth Bárcena Loayza, presidente da Associação de Vítimas e Feridos de 15 de dezembro de 2022 em Ayacucho.

No dia 15 de dezembro de 2022, o estado de Ayacucho foi palco de um massacre do governo Boluarte. Centenas de manifestantes protestavam contra a vice-presidenta e em favor do presidente deposto Pedro Castillo.

Dez pessoas foram assassinadas, incluindo o marido de Ruth Bárcena Loayza. Outras 61 ficaram gravemente feridas pela repressão policial.

A vingança de Loayza ocorreu enquanto Dina Boluarte distribuía doces aos presentes como prêmio pela inauguração de uma estrada neste sábado.

Ela se aproximou sorrateiramente de Boluarte, acompanhada por outra pessoa, conseguindo passar despercebida pelas equipes de segurança, e puxou seu cabelo. 

Veja o vídeo:

Boluarte é rejeitada por 85% da população peruana segundo uma pesquisa do La Republica. Apenas 8% dos peruanos aprovam o governo. Em abril de 2024, uma nova eleição para presidente será realizada.