ORIENTE MÉDIO

Irã contra-ataca e bombardeia sedes do Mossad na Síria e no Iraque

24 mísseis foram direcionados contra bases do Estado Islâmico e da inteligência israelense

Amir Ali Hayizade confirmou os ataques iranianos a bases do Mossad e do Estado IslâmicoCréditos: IRNA
Escrito en GLOBAL el

A Guarda Revolucionária do Irã lançou 24 mísseis contra as sedes de terroristas e o Mossad na Síria e no Iraque nesta madrugada de segunda-feira (15).

De acordo com o comandante da Divisão Aeroespacial do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica (CGRI) do Irã deu alguns detalhes sobre os ataques com mísseis que atingiram na meia-noite diversos "centros de comando e concentrações" de terroristas no noroeste da Síria e no Iraque. As informações são da Hispantv, mídia estatal iraniana em espanhol.

Os ataques ocorrem após o Estado Islâmico (Daesh) reivindicar o atentado terrorista que deixou mais de 80 pessoas mortas durante uma cerimônia de homenagem ao comandante da Guarda Revolucionária Qassem Soleymani, que foi assassinado pelos EUA em uma operação no Iraque em 2019, sob administração Trump.

Ainda que o Daesh tenha reivindicado o ataque, o Irã também aproveitou para atingir alvos da inteligência israelense na região, que comanda ataques contra o país em regiões vizinhas.

"Quatro mísseis Jeybar Shekan foram lançados do sul de Juzestão (Irã) em direção às posições do grupo takfirí em Idlib", detalhou o general de brigada Amir Ali Hayizade.

Takfiri é uma denominação dada no Islã para grupos extremistas que 'desconvertem' pessoas da religião, como o Da'esh e a Al Qaeda.

O alto comando militar comunicou, por telefone, ao comandante-chefe da elite iraniana, o general de divisão Hosein Salami, sobre o "sucesso" da operação.

"Às 24 horas em ponto, tudo foi realizado com sucesso", afirmou Hayizade, acrescentando que outros "nove mísseis também atingiram as posições" do segundo grupo takfirí e do Daesh", sem detalhar de onde foram feitos os lançamentos.

Sobre o ataque ao Mossad, Ali Hayizade afirmou que qQuatro mísseis foram disparados de Kermanshah (oeste do Irã), e outros sete do Azerbaijão Oriental (noroeste do Irã) em direção à sede sionista". De acordo com a inteligência iraniana, o Mossad possui uma sede nos arredores de Erbil, a capital da região semiautônoma do Curdistão iraquiano (norte). O centro era utilizado para "desenvolver operações e planejar ações terroristas contra a região, especialmente contra o país persa."

 

Temas