Escrito en GLOBAL el
Neste sábado (9), o presidente Lula vai se encontrar com Recep Tayyip Erdogan, presidente recém-reeleito da Turquia, e Mohammad bin-Salman, primeiro-ministro e príncipe-herdeiro da Arábia Saudita.
- Os encontros se darão na antessala do G20 em Nova Déli. Este será o primeiro encontro de Lula com Erdogan no terceiro mandato do presidente brasileiro.
- A balança comercial entre Brasil e Turquia movimenta US$ 4,4 bilhões anualmente, A Turquia é importante compradora de soja, minério de ferra, açúcar e carne bovina brasileira.
- Este também será o primeiro encontro de Lula com Mohammad bin-Salman, também conhecido como MBS. A conversa também será a primeira entre os chefes de governo após o convite oficial dos BRICS para a entrada dos sauditas no bloco.
- O Oriente Médio é um importante polo para o comércio brasileiro - em especial para exportação de carne halal - e um ponto importante de cooperação em nível global.
- Em junho, Lula cancelou uma reunião com Mohammad bin Salman durante a cúpula do Novo Pacto de Financiamento Global em Paris, na França.
- À época, o presidente brasileiro alegou cansaço. “O que eu sabia é que havia uma proposta de ter uma reunião com o príncipe da Arábia Saudita que queria discutir investimentos no Brasil. E eu quero conversar com todas as pessoas que querem fazer investimentos no Brasil, até porque eu quero saber qual é a qualidade do investimento que as pessoas querem fazer. Eu simplesmente não tive condições de participar da reunião”, explicou Lula.