O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) embarca na noite desta segunda-feira (18) rumo a Nova York, nos Estados Unidos, para participar da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O parlamentar estará presente no evento após convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fará o discurso de abertura da Assembleia na manhã desta terça-feira (19.
Te podría interesar
Esta será a oitava vez que o mandatário brasileiro discursará no evento e, em sua fala, deve destacar, principalmente, sua agenda pela reforma dos mecanismos de governança global, tratar sobre combate à fome no mundo e chamar atenção para a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável e combater as mudanças climáticas.
Boulos, por sua vez, integrará não só a comitiva de Lula que está em Nova York, como também participará da Assembleia e terá encontros com autoridades dos EUA para discutir experiências em gestão urbana. Na quarta-feira (20), por exemplo, o deputado se reunirá com o ex-prefeito de NY, o democrata Bill de Blasio.
Te podría interesar
Pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Boulos tem cumprido, desde o início de 2023, uma agenda de encontros com lideranças de grandes metrópoles para "conhecer experiências sustentáveis e inovadoras de gestão".
Em abril, o parlamentar esteve no Chile com a prefeita de Santiago, Iraci Hassler e, no mês seguinte, viajou até Lisboa, onde se encontrou com o ministro do Meio Ambiente e Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro.
78ª Assembleia Geral da ONU: o que é
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) é um dos principais órgãos da ONU e é considerada o "parlamento mundial" da organização. Ela é composta por representantes de todos os Estados-membros das Nações Unidas e desempenha um papel fundamental na formulação de políticas e tomada de decisões sobre uma ampla gama de questões de importância global.
O tema do encontro deste ano é "Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas".
Assembleia Geral da ONU 2023: países membros
A Assembleia Geral da ONU de 2023 inclui praticamente todos os países do mundo como membros, com exceção daqueles que possuem pouco ou nenhum reconhecimento internacional. Por isso, o encontro é crucial para a definição de políticas globais, acordos bilaterais e multilaterais.
Além disso, há países observadores que não possuem direito a voto na Assembleia, como o Vaticano e a Palestina. Outros países com limitado reconhecimento internacional que não fazem parte das Nações Unidas incluem Taiwan (República da China), que já foi membro da organização, além de Saara Ocidental, Kosovo, Ossétia do Sul, Abecásia e Chipre do Norte.