CIÊNCIA

Chandrayaan-3: missão da Índia pousa e humanidade chega pela primeira vez ao polo sul da Lua

Projeto lunar indiano alcança sucesso após terceira tentativa e demonstra avanço tecnológico do país

Foto oficial de divulgação da missão oficial Chandrayaan-3 da ISROCréditos: Divulgação/ISRO
Escrito en GLOBAL el

A Indian Space Research Organisation (ISRO), a agência espacial indiana, confirmou que a missão lunar Chandrayaan-3 pousou com sucesso no polo sul da Lua, região ainda inexplorada pela humanidade do satélite.

  • A missão consiste em um lander chamado Vikram e um rover chamado Pragyan, que vai coletar dados e informações da Lua para os cientistas indianos.
  • Essa é a maior conquista da pesquisa científica espacial indiana e tem sido celebrada amplamente ao redor do país. Os principais canais de televisão indianos estão exibindo, desde a noite de ontem, as atualizações sobre a missão Chandrayaan-3.
  • O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, celebrou a conquista indiana à distância. Ele participa da Cúpula dos BRICS em Joanesburgo, na África do Sul.
  • “Este é um movimento histórico e soa o clarim de uma Índia desenvolvida”, disse o político do Bharatiya Janata Party (BJP). "Dia histórico para o setor espacial da Índia. Parabéns a @isro pelo notável sucesso da missão lunar Chandrayaan-3”, postou o primeiro-ministro no Twitter.
  • A missão foi liderada pela pesquisadora Ritu Karidhal Srivastava, que também coordena a liderança da missão indiana em direção a Marte, a Mangalyaan.
  • O lander Vikram já enviou as primeiras imagens da Lua para o centro tecnológico da ISRO MOX-ISTRAC, em Bengaluru, no sul do país.

Veja:

Leia: Corrida espacial: Índia lança missão Chandrayaan-3 em direção à Lua