SUL GLOBAL

Lula chega à África do Sul para Cúpula do Brics

Presidente brasileiro chega a Joanesburgo para participar do primeiro encontro presencial com chefes de Estado dos países do bloco desde a pandemia da Covid; Vladimir Putin, da Rússia, participa de forma remota

Créditos: Ricardo Stuckert - Lula desembarcou em Joanesburgo para a Cúpula do Brics
Escrito en GLOBAL el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Joanesburgo, na África do Sul, para participar da 15ª Cúpula dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, com a participação de representantes de 35 países.

Essa será a primeira reunião presencial de cúpula dos chefes de Estado dos Brics desde a pandemia, em 2020. Entre os integrantes, Lula será o único líder que participou da fundação dos Brics, em 2009.

O presidente usou as redes sociais para registrar a viagem ao continente africano. Ele registrou a chegada à cidade sul-africana a lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na manhã desta segunda-feira (21).

O canal oficial do governo federal postou um vídeo com o desembarque do presidente e da primeira-dama em Joanesburgo.

O presidente partiu para a África do Sul na tarde de domingo (20) e Geraldo Alckmin assume interinamente o cargo. Antes do embarque, Lula postou nas redes sociais as expectativas para a cúpula.

Serão dias de muito trabalho para fortalecer o nosso bloco, construindo agendas comuns entre os países dos Brics e buscando ainda mais cooperação pelo desenvolvimento dos países africanos.

Na comitiva, também estão presentes a primeira-dama, Janja da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, além do assessor especial da presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim. Até o momento, o presidente não tem compromissos oficiais agendados para esta segunda-feira (21).

Mundo multipolar

O lema do evento em 2023 é “Brics e África: Parceria para Crescimento Mútuo Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo”. Um dos temas da Cúpula deve ser a criação de uma moeda comum para o comércio entre os dois continentes e a inclusão de outros países no grupo. Mais de 20 nações já demonstraram interesse em participar, como Egito, Irã, Argentina e Venezuela, por exemplo.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, está prevista a participação de 40 chefes de Estado ou de Governo dos continentes africanos e asiático, além de América Latina e Oriente Médio. Todos com presença já confirmada para esta que será a primeira reunião presencial pós pandemia.

Dos países do bloco, estarão presentes os presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.

De acordo com o Itamaraty, 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics. A definição de critérios e princípios para a entrada de novos integrantes no bloco será um dos assuntos a serem debatidos durante a reunião de cúpula.

Outra questão a ser discutida pelo grupo será sobre os planos para o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) – o Banco do Brics – relativo ao uso de moedas locais ou de uma eventual unidade de referência do Brics para transações comerciais.

Aproximação com o continente africano

Nos dias 25 e 26, Lula irá para a capital de Angola, Luanda, onde será recebido pelo presidente João Lourenço, com quem terá uma reunião privada e outra ampliada no primeiro dia da visita. A cooperação bilateral e o reforço das ligações históricas serão os principais temas da visita de Lula a Angola.

Lula também irá à Assembleia Nacional de Angola para participar de um seminário, onde falará sobre projeto no Vale do Cunene, e de um evento empresarial que deverá ter a presença de cerca de 60 empresários brasileiros. Além disso, estão previstas as assinaturas de atos e memorandos nas áreas de agricultura, processamento de dados, saúde e educação.

No domingo (27), o presidente Lula irá a São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entidade que tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Com informações da Agência Brasil e Agência Gov