O Ministério do Interior britânico comunicou que as regras de visto para trabalhar no Reino Unido serão facilitadas para profissionais da construção civil, do setor pesqueiro e do agrícola. Carpinteiros, gesseiros, pedreiros e reparadores de telhados foram adicionados à lista de ocupações com escassez de mão de obra.
Geralmente, essas profissões atraem muitos brasileiros, que buscam ganhos maiores com o trabalho braçal melhor remunerado no país europeu.
Te podría interesar
A decisão ocorreu duas semanas após a bancada do Partido Conservador exigir que o primeiro-ministro Rishi Sunak cortasse a migração líquida – diferença entre os migrantes que entram e saem do local – em dois terços até a próxima eleição. Em 2022, o Reino Unido recebeu mais de 606 mil imigrantes, número recorde, segundo dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).
A medida foi recomendada pelo Comitê de Conselho em Migração (MAC) devido à falta de profissionais nessas áreas após a pandemia de Covid-19 e de trabalhadores britânicos com as habilidades requisitadas.
“Nós deveríamos reduzir, não aumentar o número de vagas designadas com escassez de mão de obra. É muito indesejável a contratação de imigrantes no setor da construção civil ao invés de treinar a força de trabalho britânica", protestou Sir John Hayes, membro do parlamento pelo Partido Conservador.
Por outro lado, Suzannah Nichol, chefe executiva da Build UK, uma construtora do Reino Unido, afirmou que a medida vai "ajudar a indústria a continuar a entrega de escolas, casas, hospitais e a infraestrutura necessária".
Aplicação
As restrições de visto ficaram temporariamente reduzidas com a medida. Para atuar no Reino Unido, o trabalhador deve solicitar visto de trabalhador qualificado, e depende de uma oferta de trabalho de um empregador britânico antes de dar entrada no visto. Também é necessário atender os requisitos de proficiência no idioma inglês.
De acordo com a governo britânico, o profissional qualificado deve receber £ 26.200 anualmente, ou R$ 165 mil. Com a medida,o trabalhador pode ser contratato por £ 20.960 anuais – 80% da regra geral – valor equivalente a um salário mensal de R$ 11 mil. Além disso, o imigrante tem o benefício de pagar taxas de visto mais baixas.