GEOPOLÍTICA

O que é soft power: entenda conceito essencial das relações internacionais hoje em dia

Soft power brasileiro e de outros países são parte importante da geopolítica no mundo atual

Integrantes do BTS discursando na Casa Branca em maio de 2022
Integrantes do BTS discursando na Casa Branca em maio de 2022Créditos: Casa Branca
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K-pop, b-pop, Bollywood, dorama, anime, pad thai, futebol, Cristo Redentor e baguette: tudo isso é soft power. Nas relações internacionais, esse tema tem se tornado cada vez mais interessante para os países e para os pesquisadores de todo o planeta. 

Neste artigo, vamos definir o que é soft power, quais são os principais exemplos da estratégia e o que é o soft power brasileiro. Além disso, vamos comparar o soft power com o hard power, considerado o principal e tradicional instrumento das relações internacionais atualmente.

Para isso, é importante entender a origem da definição de soft power, além de entender quem são os teóricos que utilizam esse termo e como, de fato, os estados nacionais o utilizam.

O que é soft power? - definição

Soft power (ou poder suave) é a influência cultural que um Estado exerce sobre a comunidade internacional. Usualmente, o soft power é utilizado através de peças culturais bem-sucedidas no exterior, seja no cinema, na música, na dança ou mesmo na culinária.

O conceito de soft power foi desenvolvido pelo pesquisador Joseph Nye, professor da Universidade de Harvard. Sua popularização veio no livro de 2004, ‘Soft Power: The Means to success in world politics, ou, em tradução livre, ‘Poder Suave: Os meios para o sucesso na política mundial'.

A ideia é que países invistam em produtos culturais com o enfoque em sua exportação para atração de turismo, dominação cultural ou mesmo estreitamento de laços, sem a necessidade de estabelecer alianças com fins puramente econômicos e militares.

O hard power é a estratégia mais comum nas relações internacionais. De modo coloquial, podemos afirmar que o hard power é a dinâmica do porrete, que força países a conquistarem seus interesses a partir de ameaças militares e sanções econômicas.

As duas estratégias são combinadas: nenhum país irá depender apenas de suas produções culturais para conseguir seus objetivos estratégicos no âmbito internacional.

Exemplos de soft power

Os principais países do planeta combinam estratégias de soft e hard power em sua política externa para seus objetivos.

Soft power dos EUA

Durante anos e anos, nós assistimos filmes estadunidenses e incorporamos o modo de pensar americano em nossa cultura. Fomos influenciados politicamente por filmes que apoiaram os EUA em empreitadas como a Guerra do Vietnã  e a Guerra Fria. O investimento pesado de Washington não foi à toa: conseguiu transformar a visão de milhares de pessoas sobre suas ações e sobre os outros países do mundo com a “bala mágica” do cinema.

O fortalecimento de um ideário cinemático de oposição entre os heróis estadunidenses contra os vilões russos (Rocky Balboa III), afegãos (Rambo e Guerra ao Terror) e árabes (como O Ditador e Zohan) se aliam com o interesse político dos EUA em conflitos com esses países.

Softpower da Tailândia - diplomacia do pad thai

Mas, nos últimos anos, temos visto este tipo de domínio de soft power ser utilizado por outros países. A Tailândia, por exemplo, financia e incentiva que seus imigrantes abram restaurantes em outros países, fornecendo receitas e equipamentos para que se fortaleça a diplomacia do pad thai.

A iguaria, que foi criada pelo estado tailandês nos anos 1930 para ser o ‘prato nacional’, se tornou símbolo da diplomacia thai nos últimos anos e garante que o nome do país seja cada vez mais influente, em especial, no ocidente.

Soft power da Coreia do Sul - a k-wave

Do mesmo modo, a Coreia do Sul tem galvanizado sua presença no imaginário mundial através de três frentes: o k-pop, extremamente popular entre adolescentes ocidentais, em especial através de grupos como BTS, Exxo e Blackpink, os doramas, que dominam as televisões das noveleiras globais, e os filmes de alto padrão, como Parasita e Train to Busan.

Estudos mostram que a Coreia do Sul conseguiu expandir sua marca ao redor do mundo através dessas obras, além de trazer receitas para o país. Segundo dados da Korea Creative Content Agency, os produtos da indústria cultural coreana renderam US$ 13 bilhões.

Exemplos de soft power em Índia, Egito e China

Bollywood é a principal arma da Índia para garantir seu poder e filmes de propaganda nacionalista indiana, como RRR, Baahubali e KGF tem se tornado cada vez mais fortes fora do país. 

O Egito utiliza e investe pesado em arqueologia para reforçar seu poder dentro do mundo árabe e do resto do planeta como um lugar único e de herança milenar em sua identidade.

A China, por exemplo, investe fortemente em apoio humanitário e acadêmico para diversos países do terceiro mundo, consolidando sua imagem como parceira dos povos, em como de suas heranças milenares, como o Egito. Muitos desses esforços podem ser vistos através da coluna China em Foco da jornalista Iara Vidal, aqui na Fórum.

Soft power brasileiro - o que é?

O soft power brasileiro tem sido entendido de diversas maneiras ao redor dos anos. As novelas brasileiras, consideradas um sucesso em diversos países ao redor do mundo, como Cuba e Portugal, são um bom exemplo da influência de soft power. 

Além disso, a bossa nova foi um importante ponto de propulsão para o Brasil no exterior, sendo considerada o grande ‘pé na porta’ da música brasileira no âmbito internacional durante os anos 1950, 1960 e 1970, em especial na Europa e nos EUA.

Eventos como o Carnaval também são entendidos como uma forma de desenvolvimento do soft power para o Brasil, haja visto seu potencial de atração de turistas e o encantamento que isso gera ao redor de todo o planeta.

Futebol como soft power

O principal elemento do soft power brasileiro, contudo, sempre foi o futebol. A seleção brasileira já foi utilizada em diversos momentos como máquina de propaganda, por exemplo, durante a ditadura militar, mas, nos últimos anos, cumpre um papel internacional.

Índia, Palestina, Marrocos, Egito, Jordânia, Bangladesh, Haiti, Paquistã e outros diversos países no mundo tem uma grande quantidade de fãs do Brasil por conta do futebol. Figuras como Pelé, Ronaldinho, Neymar e Ronaldo são utilizadas para a promoção de eventos pela FIFA em diversos cantos do mundo.

O Brasil pode não se utilizar diretamente do futebol para conquistar objetivos internacionais, mas garante presença internacional ao redor do planeta e tem seu nome sempre lembrado por conta do esporte.

Língua portuguesa 

Além disso, o Brasil expande seu poder em países lusófonos, através de fluxos migratórios e utiliza, por exemplo, de um elemento do soft power - a língua portuguesa - para realizar investimentos em países africanos de língua portuguesa (PALOP), como Cabo Verde, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Soft power brasileiro - conclusão

Atualmente, o Brasil é considerado o 31º país no ranking de Global Soft Power Index, que mensura qual é o posicionamento e reconhecimento do país no mundo e sua importância no cenário global. 

O soft power hoje é um conceito amplamente utilizado por pesquisadores e por estrategistas internacionais, sendo considerado parte fundamental da estratégia de desenvolvimento internacional de qualquer país ao redor do planeta.

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