TURISMO PERIGOSO

Expedição Titanic possui termo de "risco de morte"; submarino segue desaparecido

O submersível é feito de fibra de carbono, possui um espaço compactado e é comandado por um controle parecido com os de videogame

O submarino responsável pela expedição, nomeado "Titan".Créditos: Redes Sociais
Escrito en GLOBAL el

A Expedição Titanic, passeio realizado para visitar os destroços do navio naufragado, alerta para o risco de morte e possui um termo que os passageiros assinam antes de partir. Uma tripulação desapareceu no fundo do mar, nesta segunda-feira (19). 

"O submersível é experimental e sem aprovação ou certificação de órgãos reguladores, podendo a viagem causar danos físicos, psicológicos ou morte", está escrito em uma das partes do termo que os turistas precisam assinar. Não se sabe se as pessoas que estão desaparecidas chegaram a ter acesso ou, de fato, assinaram o acordo. 

A empresa norte-americana Ocean Gate está à procura da tripulação e pretende trazê-los de volta em segurança. No ano de 2023, foram planejadas mais 18 expedições com o submersível até os destroços do Titanic.

A embarcação tem capacidade para 5 pessoas, sendo 4 turistas e 1 piloto. No entanto, não se sabe quantas pessoas estavam a bordo do submarino desaparecida. O circuito do passeio inicia na costa do Canadá, em Newfoundland e segue mais 600km em direção ao meio do oceano. 

Trajeto realizado a barco para o ponto onde o submarino afunda e encontra com os destroços
Créditos: Youtube

O noticiário CBS Sunday Morning exibiu uma reportagem sobre a viagem, onde o jornalista fica nervoso com a experiência, além de ter a percepção de que o submarino parece improvisado e acha cômico o fato do controle da embarcação se parecer com o de um videogame

O submersível responsável pela viagem, compacto e feito de fibra de carbono
Créditos: Youtube
O sistema de controle da embarcação se parece com o controle de um videogame
Créditos: Youtube

Veja a reportagem da CBS Sunday Morning: