DECRETO

Por que Lula retomou exigência de vistos para turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália

Presidente oficializou decisão que revoga medida adotada por Jair Bolsonaro sobre entrada no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU) um decreto em que revoga a autorização concedida por Jair Bolsonaro em 2019 para que turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália entrassem no Brasil sem visto. A exigência da autorização condicional para esses viajantes volta a valer a partir de 1º de outubro. 

Com a medida, Lula derruba o decreto 9.731 de Bolsonaro, que permitia aos viajantes das nações em questão permanecerem no Brasil por até 180 dias desde que viessem a turismo, negócios ou para a realização de atividades artísticas ou esportivas. A justificativa de Bolsonaro, à época, era a de estimular a economia. 

Lula, porém, fez voltar a vigorar decreto 9.199, de 2017, que instituiu a Lei de Migração. O novo governo tomou a decisão baseado no princípio da reciprocidade, já que turistas do Brasil são obrigados a apresentarem vistos quando viajam para esses países. 

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores, a pedido do ministro Mauro Vieira, realizou em abril um levantamento apontando que o número de turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália não aumentou no Brasil desde que Bolsonaro dispensou a exigência do documento de autorização de viagem. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar