JUSTIÇA

Trump se declara inocente; o que acontece agora

O ex-presidente dos EUA enfrenta 37 acusações criminais, envolvendo documentos secretos do governo encontrados em sua propriedade

Donald Trump.Créditos: Gage Skidmore/Wikimeia Commons
Escrito en GLOBAL el

Mais uma vez no banco dos réus, o empresário Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, se declarou inocente, nesta terça-feira (13), das 37 acusações que enfrenta. Inúmeros documentos secretos do governo foram encontrados em sua propriedade.

Trump chegou ao tribunal federal de Miami, foi fichado e teve as impressões digitais coletadas eletronicamente. Em seguida, foi levado sob custódia.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Antes de se dirigir ao tribunal, o empresário postou em suas redes sociais: “Um dos dias mais tristes da história do nosso país. Somos uma nação em declínio!!!”.

Jack Smith, procurador especial, denunciou Trump em um indiciamento de 37 acusações, alegando que o ex-presidente manipulou mal documentos confidenciais trazidos para seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, além de ter se envolvido em uma conspiração para obstruir a Justiça.

Walt Nauta, assessor de Trump, também foi acusado formalmente e compareceu ao tribunal ao lado do empresário.

A audiência, considerada histórica pela imprensa local, marca a primeira vez na história dos EUA em que um ex-presidente responde a acusações criminais na Justiça federal.

Apoiadores de Trump, do lado e fora do tribunal, promoveram uma manifestação em apoio ao político direitista.

Em março de 2023, ele já havia se tornado o primeiro ex-presidente estadunidense a responder acusações criminais formais, na Justiça estadual de Nova York, em um caso de ameaça e tentativa de suborno envolvendo a atriz pornô Stormy Daniels.

Trump deve ser liberado da custódia, depois da audiência desta terça, enquanto aguarda julgamento, com a condição de se apresentar ao tribunal quando for chamado.

Os promotores também podem pedir que sejam impostas restrições a Trump e Nauta, impedindo suas comunicações com testemunhas em potencial, de acordo com informações da CNN Internacional.

Quais os próximos passos de Trump

Donald Trump deve retornar ao seu resort em Bedminster, Nova Jersey, próximo a Nova York, depois da audiência desta terça-feira.

Embora não se tenha certeza, a equipe do ex-presidente anunciou que ele fará uma declaração às 21h15 (de Brasília), em seu clube de golfe.