DEU ERRADO

Salt Bae, da carne de ouro, fecha as portas da “pior hamburgueria” de Nova Iorque

Churrasqueiro ficou famoso durante a Copa do Mundo do Catar, em 2022, quando Neymar e outros jogadores da seleção brasileira foram ao seu restaurante

O chefe turco Nusret Gokçe, o Salt Bae, segurou a taça da última Copa do Mundo.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en GLOBAL el

Salt Bae, o famoso churrasqueiro da carne de ouro, teve de fechar as portas do seu restaurante em Nova Iorque no começo deste mês de junho de 2023. A loja ficava na famosa área da Union Square e a informação sobre o fechamento do estabelecimento é do site "Eater", especializado em gastronomia.

O churrasqueiro ganhou notoriedade na imprensa brasileira quando Ronaldo Fenômeno levou Neymar e outros jogadores da seleção brasileira para comer em uma de suas lojas durante a Copa do Mundo do Catar, em 2022. Antes disso já era famoso nas redes sociais – só no Instagram conta atualmente com mais de 50 milhões de seguidores.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Mas toda essa notoriedade parece não ter surtido qualquer efeito na metrópole dos EUA. De acordo com a publicação “Gothamist”, da rádio WNYC, o Salt Bae Burger foi considerado “o pior restaurante” da cidade.

O chef aparentemente precisou fazer uma contenção de gastos por conta do insucesso da hamburgueria. Na porta do Salt Bae Burger há um aviso de que o restaurante não estaria fechando, mas mudando de endereço. A ‘nova casa’, no entanto, é o local onde já funciona o Nusr-Et Steakhouse, de propriedade do mesmo churrasqueiro. De acordo com o porta-voz da empresa, o Nusr-Et Steakhouse passará a oferecer o cardápio da hamburgueria.

Quem é Salt Bae

O chef turco Salt Bae virou assunto no Brasil após a ida de jogadores da seleção brasileira na companhia de Ronaldo Fenômeno ao seu restaurante, Nusr-Et, em Doha, onde foram filmados jantando um churrasco de carne folhada a ouro na noite de 2 de dezembro de 2022, durante a Copa do Mundo do Catar. Nas imagens, é possível ver o churrasqueiro ensinando Vinícius Júnior, entre outros atletas, a salgar carne da forma característica que tornou-se uma espécie de marca do chef.

O prato, considerado o principal do restaurante, chama-se Golden Ottoman Steak, e é composto pelo chamado T-bone, corte pouco utilizado no Brasil, folheado com ouro de 24 quilates. O valor do prato, servido com acompanhamentos, é equivalente a R$ 3 mil. Além de Vini Jr, também estavam no Sheraton Grand Doha Resort, hotel de luxo onde o restaurante está localizado, Éder Militão, Gabriel Jesus e Bremer.

Para além de um empresário dono de uma rede internacional de churrascarias de luxo, o homem que aparece sempre bem vestido, seja de gala ou trajes casuais, óculos escuros, bigode aparado e um enorme sorriso recheado de dentes brancos, é também uma pessoa relativamente misteriosa.

A começar pelo fato de que é conhecido pelo seu “nome artístico”, se é que podemos chamar dessa maneira. Salt Bae é apenas o nome pelo qual Nusret Gökçe é conhecido. Mas o mistério fica mesmo por conta do seu passado. Sabe-se que ele nasceu em 1983 nas periferias de Istambul, na Turquia. No entanto, a data de nascimento, bem como informações sobre os seus familiares são totalmente desconhecidas do público.

Nusret deu entrevistas, como para o  Wall Street Journal, onde contou que teve uma infância extremamente pobre. Com um pai garimpeiro e cinco irmãos, ele teria abandonado a escola aos 5 anos para ajudar no sustento da casa. Aos 13 anos, tornou-se aprendiz de açougueiro, profissão que exerceu por anos a fio. Entre um e outro ponto da história, há a total ausência de informações. O chef diz que passou o tempo todo trabalhando – cerca de 14 horas por dia, jornada da qual se orgulha e diz manter ainda hoje, depois de bem sucedido.

Ele disse ao jornal dos EUA que trabalhou em diversas churrascarias na Turquia e, com o passar dos anos, tornou-se um especialista em carnes. Na Turquia há uma forte cultura gastronômica em torno de carnes, semelhante ao churrasco sul-americano. Dada a semelhança, Salt Bae passou uma temporada na Argentina, em 2007, aprendendo sobre o “asado” dos hermanos.

Na volta a Istambul abriu a sua primeira churrascaria, com apenas 27 anos, em 2010. Com as performances de salgar a carne feitas pelos garçons e o ambiente marcado pelo alto luxo, o estabelecimento rapidamente tornou-se um dos favoritos dos jogadores dos principais clubes de futebol do país. Apenas 4 anos mais tarde, abriu as filiais em Doha, no Catar, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Antes disso, já tinha uma filial em Ankara, a capital, e em outras cidades da Turquia.

Em 2017, quando já formava seu império, um vídeo da performance do sal viralizou nas redes sociais e, além de tornar-lhe conhecido mundialmente, também abriu portas para o Nusr-El abrir suas filiais em Miami e Nova Iorque, nos Estados Unidos. No ano seguinte, Salt Bae vendeu 17% do negócio por 200 milhões de dólares aos fundos Tomasek, de Singapura, e Metric Capital, do Reino Unido.

Estima-se que, mesmo tendo dívidas milionárias na Turquia, sua fortuna esteja na faixa dos 30 milhões de dólares. De acordo com o seu Instagram, para além do trabalho e das viagens, que geralmente derivam do trabalho, o extravagante chefe preenche o restante do seu tempo com exercícios físicos.