A Vênus pintada por Sandro Botticelli no quadro "O Nascimento de Vênus" foi transformada em 'blogueirinha' pelo Ministério do Turismo da Itália. A campanha, no entanto, tem sido um tiro no pé.
A ideia era transformar o ícone da arte do século 15 em uma “influenciadora virtual” do século 21 para atrair jovens turistas à Itália. Nas imagens, ela aparece com roupas, tirando selfies e fazendo poses em frente a pontos turísticos do país europeu.
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Mas a estratégia desagradou os italianos. Em entrevista à agência Associated Press, a ativista e historiadora de arte Livia Garomersini comentou que a campanha do governo banaliza a herança artística do país de forma vulgar e a transforma em uma figura feminina estereotipada. Há quem diga ainda que a ideia foi desnecessária e só tenta agradar à geração Z.
Na conta da campanha no Instagram, as peças publicitárias deram à Vênus roupas e ares moderninhos.
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"Oi, todo mundo! Bem-vindos ao meu perfil. Preparem-se para descobrir as maravilhas da Itália", diz a legenda da primeira publicação feita no perfil.
Frase de (d)efeito
Outro problema apontado pelos italianos é a frase de efeito da campanha. "Open to Meraviglia", algo como "aberto à maravilha", irritou a população local por causa da palavra em inglês. É que o governo da Itália tem se esforçado para proteger o idioma do país como um pilar de sua cultura.
A campanha foi produzida pela agência nacional de turismo ENIT e pelo grupo publicitário Armando Testa. A Vênus de Botticelli foi escolhida para os comerciais porque parecia ser um ícone imortal que poderia representar bem a Itália, disse Ivana Jelinic, diretora-executiva da ENIT, à Associated Press.
Com informações da Folha de S.Paulo