ARTE

Curvas de estátua geram revolta de conservadores na Itália

Sereia curvilínea chocou puritanos nas redes sociais

Estátua chamou atenção por conta de forma curvilínea Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Uma estátua gerou a revolta de conservadores nas redes sociais. A obra "Il Mare", localizada na pequena e pacata cidade de Monopoli, na região de Puglia, é uma homenagem à tradição dos pescadores no local.

Na estátua, uma sereia com curvas avantajadas é observada em direção ao mar. Mas alguns italianos consideraram a obra de arte - que ainda não foi totalmente inaugurada - uma atrocidade.

A obra está na Praça Rita Levi-Montalcini, que homenageia uma cientista conhecida pelo seu trabalho em neurobiologia laureada pelo Prêmio Nobel em 1986.

A obra foi criada por estudantes da escola de arte Luigi Rosso, que fica na cidade, e foi encomendada pelo próprio parlamento municipal para renovação dos ambientes públicos.

"Quem poderia ter inspirado isto? Kim Kardashian?", disse um italiano no Twitter. 

A atriz italiana Tiziana Schiavarelli, que vive em Bari, cidade a pouco menos de 40 quilômetros de Monopoli, disse que um morador e amigo tinha "expressado, com razão, alguma perplexidade em relação a este 'monumento'. Parece uma sereia com dois seios de silicone e, sobretudo, um rabo enorme nunca antes visto numa sereia. Pelo menos em nenhuma que eu conheça".

"Quem sabe se não se tornará uma nova atração para os turistas", brincou Schiavarelli.

A partir das críticas, o diretor da escola se pronunciou, afirmando que a obra de arte era uma simples homenagem "às mulheres que são curvilíneas".

"Vemos anúncios na televisão com modelos que são muito magras, mas a sereia é como um tributo à grande maioria das mulheres que têm curvas, especialmente no nosso país. Teria sido muito ruim se tivéssemos representado uma mulher extremamente magra", afirmou Adolf Marciano ao periódico britânico The Guardian.