AEROPORTOS PERIGOSOS

VÍDEO: O aeroporto mais perigoso do mundo é também o mais bonito

O aeroporto fica no Nepal e é principal acesso para quem vai escalar o Monte Everest; veja como é o tráfego aéreo no local

Luckla Airport.Créditos: Divulgação/Luckla Airport
Escrito en GLOBAL el

Se está pensando em escalar o monte Everest, você provavelmente vai passar por esse aeroporto. O Aeroporto Tenzing-Hillary fica localizado na cidade nepalesa de Lukla, último ponto de parada antes da região da Cordilheira Himalaia que concentra as montanhas mais altas do planeta. O local leva o nome dos dois primeiros montanhistas a alcançar o topo do Everest, Tenzing Norgay e Edmund Hillary, que chegaram ao cume em 1953. 

Construído em 1964, é até hoje o principal acesso à região para os turistas vindos de Catmandu, capital do Nepal. A outra opção de chegada a Lukla é um ônibus até a província de Shivalaya, seguido de uma caminhada de seis dias pelas montanhas. Os voos até a capital levam cerca de 30 minutos e só podem ser realizados por aviões que possam cumprir o procedimento STOL, sigla em inglês para "decolagem e aterrissagem curtas". 

A pista é tão pequena que foi necessário manter uma inclinação de 12%. Assim, as aeronaves pegam embalo na descida para poderem decolar e desaceleram na subida para poderem aterrissar. Contudo, não pense que isso faz com que o movimento diminua. Na alta temporada, o número de voos pode chegar a 100 por dia. Veja como são as operações no aeroporto.