CONDECORAÇÕES

A incrível história da cadela que ficou 14 meses desaparecida na guerra e foi resgatada

Sarbi era uma cadela de caça das Forças Armadas da Austrália, treinada para detectar armas no Afeganistão

Sarbi recebeu uma série de homenagens.Créditos: Flickr
Escrito en GLOBAL el

O faro apurado e a determinação fazem com que os cães sejam, historicamente, utilizados pelas Forças Armadas, inclusive, em missões militares perigosas. Os animais, geralmente, recebem a tarefa de detectar armas e bombas, que podem retardar o avanço inimigo e salvar vidas.

Porém, a história de Sarbi, uma cadela de caça, da raça labrador, que serviu nas Forças Armadas da Austrália, é absolutamente peculiar e extraordinária.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Treinada para detectar a presença de armas, Sarbi particiopu de inúmeras operações. Contudo, ganhou notoridade e o amor dos australianos depois de sobreviver a uma emboscada do Talibã, na província de Oruzgan, no Afeganistão.

O batalhão com o qual ela viajava foi atacado e a cadela sumiu durante a ação. Ela ficou desaparecida nada menos do que 14 meses. Quando quase não se tinha mais esperança de encontrá-la, outro grupo de militares, desta vez estadunidense, a achou e ajudou a retornar ao lar.

O jornal australiano The Sydney Morning Herald, relatou a história e divulgou que Sarbi desapareceu em setembro de 2008, após o ataque ao batalhão. Ao todo, nove soldados ficaram feridos no confronto. Durante o rescaldo da ação, os militares perceberam que a cadela havia sumido.

Jane Peek, curadora do Australian War Memorial, declarou, em entrevista à ABC australiana, que Sarbi foi declarada oficialmente desaparecida depois de buscas que duraram três semanas.

“Parece que ela pertenceu a um chefe de aldeia que cuidou dela. Estava em muito bom estado, então cuidei dela, tinha até engordado”, relatou Jane a respeito do animal encontrado. Na verdade, o homem que cuidou dela pensou que poderia ter encontrado uma “forte moeda de troca”. Foi então que surgiu o boato que ele estaria pedindo dinheiro para libertar a cadela.

O que se sabe, de fato, é que Sarbi, enfim, voltou para casa em segurança, depois de aguardar em quarentena no Afeganistão. A cadela foi recepcionada como heroína e recebida por seu treinador, o suboficial David Simpson, que a levou para sua casa.

Homenagens

Por seus serviços prestados, Sarbi recebeu várias homenagens. Por exemplo, um parque roi inauguradio para celebrá-la. Além disso, ela recebeu as medalhas War Dog, Service Canine e Purple Cross da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA).

Sarbi se aposentou das Forças Armadas e morreu em 2015, aos 12 anos, em consequência de um tumor cerebral. Seu cuidador resolveu preservar o corpo por intermédio de taxidermia e exibi-lo no Australian War Memorial.