VIOLÊNCIA

Revoltante: Policial usa arma de choque contra idosa de 95 anos em casa de repouso

A vítima, com demência, usava um andador para se locomover e tinha uma faca na mão quando foi atacada; ela está internada em estado crítico

A "perigosa" Clare Nowland, de 95 anos.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en GLOBAL el

Uma ação violenta e revoltante da polícia chocou os moradores de Nova Gales do Sul, na Austrália. Clare Nowland, de 95 anos, que sofre de demência, está internada em estado crítico, depois de ter sido atingida com arma de choque por um policial na casa de repouso Yallambee Lodge.

A história provocou protestos pela ação mais do que desproporcional por parte dos agentes. O chefe da polícia local afirmou que uma investigação está em andamento.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Por mais incrível que pareça, a idosa foi considerada “armada”, porque segurava uma faca de cozinha, enquanto caminhava com auxílio de um andador, na casa de repouso em que reside, confirmou o comissário de polícia assistente Peter Cotter.

Inicialmente, dois policiais e funcionários da instituição tentaram resolver a situação. A idosa se aproximou bem lentamente da polícia, como não poderia ser diferente, e foi atingida com uma arma de choque.

“Ela usava um andador de idosos. Mas ela tinha uma faca”, disse o policial, como se não houvesse outra forma de impedir uma “ação violenta” da idosa.

Andrew Thaler, amigo da família de Clare, afirmou que ela foi atingida, covardemente, no peito e nas costas, antes de cair. Na queda, sofreu uma fratura no crânio e uma grave hemorragia cerebral.

“A família está chocada, confusa. A comunidade está indignada. Como isso pode acontecer? Como você explica esse nível de força? É um absurdo”, destacou, em entrevista à BBC News.

Thaler afirmou, ainda, que Clare prestava grandes serviços à comunidade e à igreja e é vista com muito carinho pela comunidade local.

Quando completou 80 anos, em 2008, ela foi tema de uma reportagem na TV local, ao saltar de paraquedas em Canberra.

Vários grupos comunitários, como o Conselho de Liberdades Civis e Pessoas com Deficiência da Austrália, criticaram a resposta da polícia.

“Ou ela é uma mulher de 95 anos muito ágil, em forma, rápida e intimidadora, ou há uma péssima avaliação por parte dos policiais”, ressaltou a presidente da entidade, Nicole Lee, em entrevista à ABC.

A polícia de Nova Gales do Sul relatou que a investigação está sendo tratada com “a maior seriedade”. “Eu entendo e compartilho as preocupações da comunidade”, disse a comissária Karen Webb.

Policial autor do ataque não foi suspenso

Porém, o policial autor do ataque, que teria 12 anos de experiência, não foi suspenso, apenas foi retirado do serviço ativo. Ele terá de prestar depoimento.

“Nenhum oficial, nenhum de nós, está acima da lei. Todas as nossas ações serão examinadas de forma robusta também do ponto de vista criminal”, garantiu Cotter.

A casa de repouso informou que seus funcionários agiram corretamente. “A equipe seguiu os procedimentos e fez o que era necessário nas circunstâncias, disse o chefe de operações do conselho”, afirmou Jeff Morgan, à imprensa local.