TAYYIP ERDOGAN

Vídeo: Erdogan sai na frente; no dia das eleições ele distribui dinheiro para crianças

Pela primeira vez, presidente aliado de Bolsonaro pode perder a disputa para Kemal Kilicdaroglu

Erdogan distriui dinheiro para crianças.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en GLOBAL el

Com cerca de 9.1% dos votos apurados neste domingo (14), os resultados da eleição na Turquia apontam uma vantagem do atual presidente Recep Tayyip Erdogan.

De acordo com o divulgado pela emissora Haberturk, a situação parcial dos dois principais candidatos é a seguinte:

Recep Tayyip Erdogan: 59,47%

Kemal Kilicdaroglu: 34,79%

Erdogan foi flagrado distribuindo dinheiro para crianças antes de votar nas eleições deste domingo. Veja o video abaixo:

Divulgação dos resultados

Os primeiros resultados deveriam sair apenas perto das 15h no horário de Brasília. Mas, cerca de duas horas antes disso, o Conselho Superior Eleitoral do país derrubou essa proibição, e os primeiros resultados foram então revelados.

Já era esperado que esses resultados iniciais fossem favoráveis a Erdogan, já que muitas das primeiras contagens normalmente vêm de áreas rurais e mais conservadoras do país, afirma a agência Reuters.

Em 2017, Erdogan liderou a troca do regime político de parlamentarismo para o presidencialismo após sair vitorioso de uma tentativa de golpe de Estado, ocorrida em 2016. Desde então, venceu todas as eleições presidenciais.

Em 2023, entretanto, as pesquisas indicam uma eleição apertada —o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu, tem uma leve vantagem no primeiro turno, mas provavelmente o resultado será decidido no segundo turno, em 28 de maio.

Kilicdaroglu

Kemal Kilicdaroglu, de 74 anos, o candidato que pode derrubar Erdogan, se apresenta como um homem humilde. Tal é seu comportamento calmo e sua leve semelhança com o revolucionário indiano - auxiliado por seus óculos - que ganhou o apelido de "Gandhi Kemal".

É um político de centro-esquerda que integra o Partido Republicano do Povo. Sua candidatura lidera uma aliança de seis partidos para tentar vencer o atual presidente.

A aliança política que concorre pela oposição inclui islâmicos e nacionalistas. Ele conseguiu também o apoio do partido curdo, que tem cerca de 10% dos votos.

Entre as promessas, está a de desmobilizar o sistema presidencial que Erdogan instalou ao parlamentarismo.

Com informações do g1