TRÁFICO INTERNACIONAL

Submarino do tráfico encontrado na Espanha tem indícios de origem brasileira

Batizado como Poseidon, o ‘narcossubmarino’ tem 23 metros de comprimento e foi encontrado após a carga ser esvaziada; Investigação calcula que poderia transportar mais de 3 toneladas de cocaína

Submarino “Humaitá” (S41) da Marinha Brasileira - Imagem ilustrativa.Submarino do tráfico encontrado na Espanha tem indícios de origem brasileiraCréditos: Marinha do Brasil/Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

Um submarino construído por grupos que controlam o tráfico internacional de drogas, e cuja finalidade era única e exclusivamente a de transportar cocaína, foi encontrado em Arousa, no norte da Espanha, e apreendido por autoridades locais na última segunda-feira (13). A investigação realizou perícia no ‘narcossubmarino’ e apontou que a provável origem da embarcação é brasileira.

A teoria da investigação é de que a embarcação tenha sido utilizada para transportar cocaína da América do Sul para a Europa. A principal suspeita sobre sua origem é de que tenha saído do Brasil uma vez que foram encontrados cobertores, roupas e comida brasileira dentro do submarino.

Batizado como Poseidon, o ‘narcossubmarino’ tem 23 metros de comprimento e foi encontrado após ter tido a carga esvaziada. A polícia calcula que poderia transportar mais de 3 toneladas de cocaína, uma vez que é semelhante a um outro submarino encontrado na mesma região, em novembro de 2019.

Naquela ocasião, um outro narcossubmarino foi encontrado na pequena cidade de Aldán, na Galícia, com mais de 3 toneladas de cocaína no seu interior. Todos os tripulantes foram presos. Na presente ocorrência, ao contrário, não há qualquer sinal da carga ou dos tripulantes.

Os investigadores acreditam que a droga tenha sido desembarcada e encaminhada para os pontos seguintes da rota de distribuição. No mês passado foram registradas duas lanchas estranhas ao local em praia próxima de onde o submarino foi encontrado.

Histórico dos ‘Narcossubmarinos’

O primeiro registro que se tem de um submarino utilizado pelo tráfico internacional de drogas é um verdadeiro fiasco. Em 2006, traficantes espanhóis e colombianos tentaram montar um submarino que pudesse navegar em águas profundas para transportar 750 quilos de cocaína. Mas em dado momento a embarcação foi encontrada à deriva e foram presos o seu único tripulante e os demais responsáveis pela operação.

No fim de semana que antecedeu a descoberta do segundo narcossubmarino na costa Galícia, do outro do Oceano Atlântico as Forças Armadas da Colômbia apreenderam outros três. As autoridades colombianas atribuem as embarcações às FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e apontam que encontraram de 4 a 6 toneladas de cocaína em cada uma.

Uma quarta embarcação, dessa vez um minissubmarino encontrado no último domingo (12) no Pacífico pelas autoridades da Colômbia, estava à deriva, carregava 2,6 toneladas de cocaína e tinha dois mortos à bordo. Quando encontrada, a embarcação estava prestes a fundar, com água entrando em seu interior. Além dos dois mortos, outras duas pessoas foram encontradas com vida e receberam atendimento médico antes de serem transferidas. A droga avaliada em U$ 87 milhões tinha como destino a América Central.