Na madrugada deste domingo (26) um navio afundou no mar Mediterrâneo, na costa da Calábria, sul da Itália, e provocou a morte de dezenas de imigrantes. Até o início desta tarde, as equipes de resgate tinham retirado do mar 59 corpos, entre eles o de oito crianças mortas, e cerca de 80 sobreviventes. Uma das testemunhas relatou uma explosão a bordo antes da tragédia.
O naufrágio aconteceu quando o barco tentava alcançar a costa da cidade de Cutro para desembarcar. A embarcação era uma das centenas que se arriscam nas águas do mar Mediterrâneo todos os anos carregando a esperança de refugiados de chegarem à União Europeia a partir da Turquia.
Te podría interesar
Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas havia no barco no momento do naufrágio, os relatos variam entre 180 e 250 migrantes, segundo a imprensa local.
Cerca de 80 pessoas foram resgatadas com vida. Entre os sobreviventes, cidadãos vindos do Irã, do Paquistão, do Afeganistão e da Síria, a maioria com menos de 30 anos, segundo informações da rádio italiana RAI.
Te podría interesar
Na tarde deste domingo, as equipes continuavam o resgate. O fim das buscas, no entanto, parece longe. O mar agitado e o vento atrapalham o andamento dos trabalhos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
As autoridades temem que o número de mortos desta tragédia possa chegar a cem.
Com informações da RFI