EITA!

Campeão chinês de xadrez perde título por fazer cocô na banheira do hotel na comemoração

Yan Chenglong já estava sendo investigado por supostamente usar um plug na cavidade retal para trapacear no jogo, a exemplo de um mestre dos EUA que foi acusado da mesma coisa

Yan Chenglong recebe premiação em torneio de xadrez na China.Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Um caso escatológico sacudiu o universo do xadrez na China, onde o jogo é disputado numa de suas variações chamada de Xiangqi, que conta com peças iguais que recebem ideogramas numa de suas faces e com tabuleiro diferente. O campeão da modalidade, Yan Chenglong, teve seu título retirado por comemorar a conquista de um dos mais prestigiados torneios do país asiático defecando, alcoolizado, dentro da banheira do quarto do hotel onde estava hospedado e onde a disputa foi realizada.

O ato grotesco, na verdade, só reforçou uma decisão que a Federação Chinesa de Xiangqi (CXA) já vinha estudando, uma vez que a entidade tinha recebido denúncias, e desconfiava, que Chenglong havia usado um plug anal durante as partidas da competição para receber comandos por toque, de um espectador externo, algo obviamente classificado como trapaça. No ano passado, o grande mestre norte-americano Hans Niemann já tinha sido acusado da mesma coisa após uma partida abandonada por seu adversário, o norueguês Magnus Carlsen.

A conquista do enxadrista chinês ocorreu no dia 17 de dezembro, mas na última segunda (25) a CXA emitiu um comunicado informando sobre a cassação do troféu por conta de um “comportamento impróprio” e de “perturbação da ordem pública” por parte de Xiangqi.

“O senhor Yan consumiu álcool em seu quarto de hotel junto com outras pessoas (...) e depois, no dia seguinte, defecou na banheira de seu quarto, danificando a propriedade do hotel”, diz a nota da entidade, que ainda informou que tal comportamento é “contrário à ordem pública e aos bons costumes”.

Uma outra decisão da federação foi o confisco de todos os títulos conquistados por Chenglong este ano, assim como a suspensão do enxadrista das competições organizadas pelo órgão durante o período de um ano. Não há menção sobre as premiações de milhões de dólares distribuídas entre os mais bem colocados.

A CXA falou também sobre a acusação de uso do plug anal. A entidade confirmou a denúncia e as suspeitas, mas afirmou que até o momento não seria possível comprovar o que foi ventilado, reiterando que o nível das partidas realizadas no campeonato foi muito alto e sem qualquer relação com trapaças.