REPERCUSSÃO

Portugueses reagem à fala de Dino sobre Portugal ter roubado ouro do Brasil com mais xenofobia

"Macaco falante" e "gastamos com vinho verde e brasileiras" foram algumas das respostas de cidadãos de Portugal à fala do ministro em reação a ataque xenofóbico

Gif utilizado por português para reagir à declaração de Dino representa o brasileiro como um macaco.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Portugueses estão revoltados com a declaração do ministro da Justiça brasileiro, Flávio Dino, que sugeriu que Portugal "devolva o ouro" que roubou do Brasil ao comentar o ataque xenofóbico de uma mulher portuguesa a uma brasileira na última segunda-feira (6).

Durante solenidade de lançamento dos cursos do Bolsa-Formação, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), em Brasília, Dino ironizou os insultos xenofóbicos de portugueses, como no caso da mulher portuguesa que disse que os brasileiros estão "invadindo Portugal". 

"Tem um vídeo atual, de ontem, de uma portuguesa xingando uma brasileira no aeroporto de Lisboa, dizendo 'brasileira imunda, suja', alguma coisa desse tipo, e ela diz assim no vídeo: 'Vocês estão invadindo Portugal'. Bom, se for isso, nós temos direito de reciprocidade, né? Porque em 1500 eles invadiram o Brasil", disparou o ministro. 

Na sequência, Dino ainda fez menção ao ouro roubado pelos portugueses no Brasil à época da chegada dos europeus no país e da colonização. 

"E concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite”, emendou. 

A declaração de Dino virou notícia em veículos de imprensa de Portugal e, nas redes sociais, portugueses passara a reagir com mais xenofobia. 

Uma publicação do site SIC Notícias sobre o assunto no X (antigo Twitter), por exemplo, está repleta de comentários de portugueses insultando o Brasil e brasileiros. 

"Podemos devolver a brasileirada favelada que está cá?? Até pago a viagem", escreveu um cidadão de Portugal, por exemplo. 

"Devolvemos o ouro quando nos devolverem tudo o que conseguiram graças aos portugueses....hoje ainda Vivian na selva, nem língua tinham!", publicou outro. 

"Esse país, que parece um aterro, ainda não existia enquanto Portugal explorava o mundo, trazendo consigo riquezas diversas", disse uma internauta portuguesa. 

Os comentários ainda xenofóbicos ainda utilizam o termo "zuca" para se referir aos brasileiros, em referência a "brazuca", forma pejorativa de tratar os nacionais que vivem no exterior. 

Há ainda reações de portugueses ainda mais graves, como um gif publicado por um deles que simula um cidadão de Portugal respondendo a um macaco que pede para que o ouro seja devolvido. "Bendito seja Deus! Um macaco falante", diz a animação. 

Um outro internauta, além de xenofóbico, se apoiou no machismo para reagir à declaração do ministro brasileiro. "Gastamos o ouro com vinho verde e brasileiras", escreveu. 

Confira abaixo algumas das reações xenofóbicas

Xenofobia no aeroporto

Mais um caso de xenofobia contra brasileiros em Portugal foi registrado e vem viralizando nas redes sociais. Na manhã desta segunda-feira (6), uma portuguesa atacou com insultos xenofóbicos uma brasileira no Aeroporto de Porto, no país europeu que nos últimos anos vem observando um boom de imigrantes do Brasil. 

A brasileira, cujo nome não foi revelado, tem 35 anos, possui cidadania italiana, mora e trabalha na Espanha. Ela estava em trânsito no aeroporto de Porto e seguia para sua casa quando foi insultada pela portuguesa. Os ataques teriam se iniciado após a brasileira ter reclamado do fato da mala da mulher europeia ter caído em seus pés em uma escada rolante. 

"Você pode filmar o que quiser, pode até pôr na internet! Olha aqui minha carinha", diz a mulher, batendo em seu próprio rosto enquanto provoca a brasileira. 

"Sua porca! Vá para sua terra, sua porca! Sou portuguesa de raça! Você que é brasileira, vá para sua terra! Estão invadindo Portugal", dispara ainda a portuguesa, sendo afastada por uma mulher que a acompanhava.  

A cena vem gerando revolta nas redes sociais.  

Assista:

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar