IRRESPONSÁVEL

VÍDEO: Maurício Macri incita guerra civil e chama opositores de “orcos”

Ex-presidente tirou a máscara de democrata, entrou de cabeça no futuro governo do extremista Milei e convocou “jovens a irem às ruas enfrentar quem protestar” contra penúria

Ex-presidente argentino Maurício Macri.Créditos: TN/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente argentino Maurício Macri concedeu uma entrevista ao canal televisivo TN, de propriedade do grupo Clarín, na qual defendeu abertamente uma guerra civil, incitando jovens a ir às ruas contra qualquer um que proteste contra o arrocho e a penúria que virão pela frente nos próximos seis meses, após o início do mandato do presidente de extrema direita eleito Javier Milei. Macri, aliás, tirou a máscara de democrata liberal e entrou de cabeça na futura gestão extremista do bufão que se inspira em Jair Bolsonaro.

“Este senhor (Javier Milei) disse que viria com uma motosserra, e o acompanharam nas coisas que ele acreditava, que com sua forma e seu estilo vai nos levar a uma situação equilibrada. E eu acredito que será uma experiência que vai requerer maturidade... E eu insisto: hoje há um mandato popular muito profundo, muito profundo... E acima de tudo liderado pelos jovens... E os jovens não vão ficar em casa se esses senhores começarem a atirar toneladas de pedras... Esses jovens vão defender sua oportunidade... Os ‘orcos’ vão ter que medir muito bem o que vão fazer”, disparou o ex-chefe de Estado. ‘Orco’, na mitologia romana, assim como na cultura popular geral, é um espírito de morte que habita o inferno.

Depois das primeiras entrevistas de Milei após a confirmação de que estava eleito, o temor na Argentina segue generalizado. Ele já disse que levará a cabo, de fato, seu plano de dolarização da economia e anunciou que “os próximos seis meses serão duríssimos”, o que segundo economistas que estudam a nação vizinha significaria, na prática, um empobrecimento e uma situação de crise ainda mais acentuados.

Veja o vídeo: