MEJORARÁ

Janja compartilha Mafalda e Mônica juntas em dia de eleições argentinas: "Que Massa esse abraço"

Ilustração do brasileiro Nando Motta, feita pouco antes da eleição de Alberto Fernández na Argentina, é resgatada diante do pleito entre Sergio Massa e Javier Milei

As personagens Mafalda e Mônica.Créditos: Ilustração: Nando Motta
Escrito en GLOBAL el

A primeira-dama Janja Lula da Silva expressou seu apoio a Sergio Massa, candidato à presidência da Argentina que disputa contra Javier Milei o segundo turno da eleição, neste domingo (19), com uma ilustração mostrando um abraço entre as duas personagens mais famosas dos quadrinhos latino-americanos: Mônica, do brasileiro Maurício de Sousa, e Mafalda, do argentino Quino. 

"Que Massa esse abraço", escreveu Janja, fazendo um trocadilho com o sobrenome do candidato peronista. 

A ilustração compartilhada por Janja é do desenhista brasileiro Nando Motta e foi feita em 2019 logo após a eleição que consagrou o atual presidente da Argentina, Alberto Fernández, derrotando o ex-presidente de direita Mauricio Macri. A ideia, com a frase "mejorará", era passar uma ideia de otimismo dos "hermanos" argentinos ao Brasil. 

Argentinos vão às urnas: Massa ou Milei? 

O segundo turno da intensa corrida presidencial na Argentina será disputado neste domingo (19) e, diferentemente da primeira volta, cujo resultado surpreendeu com o peronista Sergio Massa somando 36,68% dos votos, superando o extremista de direita e ultraliberal Javier Milei, que teve 29,98%, o desenlace final deve ser apertado - e não é possível afirmar quem sairá vencedor. 

As últimas pesquisas apontam Milei ligeiramente à frente de Massa, mas membros das duas campanhas concordam que a situação, neste momento, é de empate técnico. O pleito deve ser decidido com os votos dos indecisos, que segundo os últimos levantamentos estão na casa dos 12%. 

Como funciona o segundo turno na Argentina?

Para vencer no primeiro turno, um candidato deve obter pelo menos 50% dos votos ou pelo menos 40% dos votos com 10 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, como no sistema boliviano.

Se nenhum candidato atingir o limite necessário, é realizado um segundo turno entre os dois principais candidatos do primeiro turno.

Nas eleições presidenciais de 2023, três candidatos principais eram esperados para dividir os votos:  Milei, Massa e Bullrich.

Massa foi para o segundo turno junto com Milei. As pesquisas apontam uma vitória apertada do ultadireitista na segunda fase do pleito.

Na Argentina, as regras são iguais às brasileiras: ganha quem tiver a maioria simples entre o total de votos válidos, ou seja, sem contar nulos, brancos e abstenções. Os resultados das eleições argentinas devem ser divulgados já neste domingo (19), na parte da noite.