O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta segunda-feira (23), com o presidente russo Vladimir Putin. O diálogo entre os dois chefes de Estado vem em momento de tensão diante das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Lula expressou relatou a Putin a situação dos brasileiros na Faixa de Gaza em meio ao conflito entre o grupo palestino Hamas e o Estado de Israel e "reiterou a urgência de criação de corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos" na região sob cerco israelense.
Putin, por sua vez, concordou com Lula sobre a necessidade de se interromper os bombardeios de Israel na Faixa de Gaza e, da parte do Hamas, de se libertar os reféns que estão sob sua posse.
De acordo com o Kremlin, Lula e Putin "expressaram séria preocupação com o número crescente de vítimas civis e sublinharam a importância fundamental de um cessar-fogo rápido, da evacuação de cidadãos estrangeiros da Faixa de Gaza e de garantir o acesso sem entraves ao enclave de ajuda humanitária".
Guerra Rússia x Ucrânia
Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o governo brasileiro informa que Lula "reafirmou a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz".