ARGENTINA

Quem é Sergio Massa: conheça biografia e propostas do candidato à presidência argentina

Figura política complexa e popular, Sergio Massa é o candidato governista e deve enfrentar Milei em segundo turno

Sergio Massa foi presidente da Câmara dos Deputados da Argentina entre 2015 e 2022Créditos: Marcos Correa/PR
Escrito en GLOBAL el

Neste domingo (22), a população argentina irá escolher quem será seu próximo presidente: Javier Milei, Sergio Massa ou Patricia Bullrich.

Sergio Massa é o candidato do Unión por la Patria, coalizão de centro-esquerda que reúne os principais nomes do peronismo e da esquerda argentina, como Cristina Kirchner e o atual presidente, Alberto Fernández.

Quem é Sergio Massa?

Massa junto de Cristina Kirchner e o atual presidente, Alberto Fernández

Sergio Massa é um político argentino que atualmente exerce o cargo de Ministro da Economia do país desde agosto de 2022. Ele também é candidato presidencial pela coalizão de esquerda Unión pela Patria. 

Massa nasceu em 1972 em uma casa de classe média nos subúrbios de Buenos Aires, filho de um empresário da construção civil e de uma dona de casa. Ele iniciou sua carreira política na década de 1990 como parte do grupo de direita Unión de Centro Democrático, que apoiava partidos peronistas durante a presidência de Carlos Menem. 

Ele sempre foi considerado um político mais à direita dentro do espectro do peronismo, quase de centro, tentando combinar as bases populares da Argentina com políticas mais à direita no campo econômico.

Ele foi candidato nas eleições presidenciais de 2015 e perdeu contra Macri - que apoia Patricia Bullrich. Massa já atuou como diretor executivo da ANSES, a agência de previdência social da Argentina, de 2002 a 2007. Mais tarde, ele foi chefe de gabinete da ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner de 2008 a 2009. 

Sergio Massa foi presidente da Câmara dos Deputados da Argentina entre 2015 e 2022, e foi alçado ao cargo de ministro da Argentina como parte do esforço do peronismo para se salvar frente a uma das eleições mais da história.

Ele é conhecido por sua flexibilidade política, já tendo flutuado entre a oposição ao kirchnerismo e atualmente está no campo mais à direita do peronismo.

Sergio Massa é de esquerda?

Sim, Sergio Massa é o candidato de esquerda das eleições argentinas de 2023. Além dele, outra candidata mais à esquerda é Myriam Bregman.

Sergio Massa - propostas

Sergio Massa, atual ministro da Economia da Argentina e candidato à presidência, tem como principais propostas econômicas o equilíbrio fiscal, o superávit comercial, as taxas de câmbio competitivas e o desenvolvimento socialmente inclusivo liderado pelo Estado.

A ideia é combater a redução da inflação sem promover um arrocho fiscal como o proposto pelo candidato de extrema-direita, Javier Milei. Além disso, Massa tenta reduzir a dívida argentina com o FMI através de refinanciamentos com países do sul global, como Brasil, China e Rússia.

Além disso, Massa tenta reequilibrar a segurança do país - que enfrenta problemas com gangues em diversas regiões do país - através de uma união das polícias do país através da inteligência focada nas gangues.

Sergio Massa vai ganhar?

Os números mostram uma competição acirrada entre os principais candidatos, com Javier Milei liderando na maioria das pesquisas, seguido por Sergio Massa em segundo lugar e Patricia Bullrich em terceiro lugar.

Massa aparece em primeiro na pesquisa Atlas Intel, um instituto de pesquisa brasileiro que acertou com relativa precisão os resultados eleitorais no primeiro turno no Brasil.