No último domingo (16), os eleitores foram às urnas e elegeram o candidato Daniel Noboa como novo presidente do Equador. O direitista, outsider, milionário e discípulo da doutrina de Guillermo Lasso conseguiu vencer a candidata correísta, Luísa González.
Noboa assume no próximo dia 30 de outubro. O Equador se soma a Peru e Uruguai, como um dos países governados pela direita ao redor do continente.
Te podría interesar
Ao contrário de seu antecessor, Lula não fez campanha contra Noboa e, ao conhecer os resultados eleitorais, expressou respeito à democracia e à diplomacia através do X, antigo Twitter.
"Meus parabéns para @DanielNoboaOk pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Meus desejos de saúde e sucesso no seu futuro mandato. Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações bilaterais e de atuar pelo desenvolvimento da América do Sul", disse Lula no Twitter.
Te podría interesar
Confira:
Ainda que González, mais próxima ideologicamente de Lula, tenha sido derrotada, é esperado que os países mantenham relações amistosas e baseadas na integração latino-americana.
Noboa terá um difícil caminho pela frente com pouco mais de um ano de mandato para tentar se reeleger em 2025. Ele é o mais jovem presidente da história do país andino.