REPATRIAÇÃO

28 brasileiros aguardam autorização do Egito para deixar Gaza

Avião do governo brasileiro aguarda sinal verde para resgatar grupo

Créditos: Itamaraty - Grupo de brasileiros aguarda autorização do Egito para cruzar a fronteira de Gaza
Escrito en GLOBAL el

O governo brasileiro anunciou neste domingo (15) que um total de 28 pessoas, incluindo brasileiros e imigrantes palestinos, estão prontas para evacuação da Faixa de Gaza.

O grupo é formado por 14 crianças, 8 mulheres e 6 homens adultos, sendo 10 deles localizados em Rafah, uma cidade palestina na fronteira com o Egito, e os outros 18 em Khan Younes, localizada um pouco mais ao norte. Dentre esses, há 22 cidadãos brasileiros, 3 imigrantes palestinos e 3 palestinos com residência no Brasil, de acordo com a última atualização disponível.

Essas pessoas permanecem aguardando a abertura da fronteira e a autorização das autoridades egípcias para sua entrada.

Uma aeronave da Presidência da República, um VC-2 com capacidade para até 40 passageiros, além da tripulação, já está posicionada em Roma, Itália, aguardando o momento apropriado para continuar a viagem rumo ao Egito.

O Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, reiterou seu compromisso de continuar negociando com as autoridades egípcias para facilitar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito.

Até o momento, a operação de resgate de brasileiros de Israel já repatriou com sucesso 916 pessoas, incluindo 24 animais de estimação.

Operação Voltando em Paz

O quinto voo da operação "Voltando em Paz" chegou ao Rio de Janeiro nas primeiras horas deste domingo com 215 passageiros. A Operação “Voltando em Paz” concluiu com sucesso, até agora, a repatriação de 916 nacionais. Outros brasileiros deixaram Israel por voos comerciais.

Está prevista a realização de novo voo, partindo de Tel Aviv, na quarta-feira, 18 de outubro.

O Itamaraty reitera a orientação no sentido de que todos os brasileiras que tenham passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, em Israel.

O governo brasileiro volta a desaconselhar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.

Plantões consulares

Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858)

Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510),

Os dois números têm o aplicativo de mensagens “Whatsapp” e permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Com informações da Agência Brasil