Ex-chefes de Estado e de governo de França, Itália, Espanha, Bélgica e Suíça divulgaram nesta sexta-feira (30) um manifesto onde defendem a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do próximo domingo (2).
“Quando a democracia está em perigo, todos os democratas devem se unir para derrotar a extrema direita”, diz trecho do manifesto. Com exceção dos suíços que conseguiram manter-se afastados da Segunda Guerra Mundial, os outros países tiveram experiências desastrosas com a extrema direita no passado. No caso dos italianos e espanhóis formando regimes desta natureza, e no caso de franceses e belgas, sendo invadidos pela Alemanha nazista.
Entre os ex-chefes de Estado signatários estão o ex-presidente François Hollande e o ex-premiê Dominique de Villepin, ambos franceses. Do lado espanhol, assina o ex-presidente José Luis Rodriguez Zapatero. Além deles, também declaram apoio os italianos Enrico Letta (ex-premiê) e Massima D’Alema (ex-primeiro ministro), o ex-premiê belga Elio di Rupo e a ex-presidente da Suíça Micheline Calmy-Rey. O único que não pertence à centro-esquerda é o francês Villepin.
“Nós, ex-chefes de Estado e de governo de diversas tendências políticas apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula. O mundo precisa de um Brasil democrático e justo”, diz a nota.
*Com informações da Agência Italiana de Notícias.