O apoio à candidatura do ex-presidente Lula atravessou o Atlântico e chegou aos EUA. O apresentador do programa “Last Week Tonight” - exibido na HBO estadunidense e um dos mais populares -, John Oliver, dedicou boa parte de seu último programa para falar da eleição brasileira.
Em tom crítico a Bolsonaro, Oliver afirma que o presidente é um perigo à democracia e que há o risco de ele não reconhecer o resultado do pleito e, ao término da apresentação.
Te podría interesar
Durante o programa, o apresentador fala sobre os processos da Lava Jato contra Lula, mas frisa que ele foi inocentado. "Sua condenação já foi anulada e as pesquisas agora o mostram liderando consistentemente a eleição, por ampla margem", diz Oliver.
Em seguida, ele afirma que a situação do Brasil é preocupante e afirma que, assim como Trump, Bolsonaro pode tentar um golpe.
Te podría interesar
"As preocupações são de que, se Bolsonaro perder, como parece provável, ele pode seguir o exemplo de Trump. E a versão de Bolsonaro para o 6 de janeiro pode ser muito mais destrutiva, já que ele fez bastante para cultivar apoio dentro das Forças Armadas", alerta.
"De forma preocupante, Bolsonaro já disse que, se não vencer de cara, no próximo domingo, recebendo pelo menos 60% dos votos, 'algo anormal aconteceu'. Uma das maiores democracias do mundo parece estar indo em direção ao penhasco", diz.
Ao término de sua fala, John Oliver manda uma mensagem para os brasileiros. "Sinto muito pelo que vocês estão passando neste momento. Nossos pensamentos estarão com vocês nas próximas semanas. Boa sorte!", finaliza.