Em declarações nesta segunda-feira, 9 de Maio, que marca o Dia da Vitória da Rússia sobre a Alemanha nazista, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky comparou Vladimir Putin a Adolph Hitler ao dizer que "só um louco pode querer repetir 2.194 dias de guerra".
"Aquele que hoje está repetindo os crimes horríveis do regime de Hitler seguindo a filosofia nazista, copiando tudo o que fizeram", disse Zelensky citando Putin.
“Apesar da horda, apesar do nazismo, apesar da mistura do primeiro e do segundo, que é o inimigo atual, nós vencemos, porque esta é a nossa terra. Porque alguém luta pelo pai do czar, pelo führer, pelo partido e pelo chefe, e nós lutamos pela pátria”, disse o ucraniano em vídeo em que aparece andando pela avenida central de kiev.
"Nosso inimigo sonhou que desistiríamos de comemorar o 9 de maio e a vitória sobre os nazistas para que a palavra desnazificação tivesse uma chance", emendou citando uma das razões de Putin para justificar a guerra na Ucrânia: a desnazificação do país.
A guerra de narrativas continuou do outro lado da fronteira. Putin lembrou a vitória russa sobre Hitler para incentivar os soldados na guerra contra a Ucrânia.
"Vocês estão lutando pela Pátria, por seu futuro, para que ninguém esqueça as lições da Segunda Guerra Mundial. Para que não haja lugar no mundo para carrascos, castigadores e nazistas", disse.
Na semana passada, Putin pediu desculpas a Israel depois que seu ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse que o líder nazista Adolf Hitler “tem sangue judeu”. O pedido se deu durante telefonema com o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett.