O ex-líder do Partido Trabalhista Britânico, Jeremy Corbyn disse que além de trazer oportunidades para os jovens e população pobre, “a vitória de Lula seria uma vitória contra o golpismo”, não só no Brasil mas na América Latina.
O discurso foi feito durante o lançamento do "Comitê Lula Internacional UK" no último sábado (7) em um pub no centro de Londres. Lideranças sindicais e políticas britânicas, acadêmicos, artistas, jornalistas, movimentos sociais e ativistas, participaram do evento, que foi organizado pelo Núcleo do PT de Londres com a colaboração do movimento Frente Preta UK.
Te podría interesar
No mesmo dia, o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) foram lançados como pré-candidatos a presidente vice pelo movimento "Vamos Juntos pelo Brasil", que reúne sete partidos políticos (PT, PSOL, Pc do B, PV, PSB, Rede e Solidariedade).
"As eleições no Brasil dão aos brasileiros para começar fechar esse fosso (desemprego e pobreza), dar esperança aos mais pobres que moram nas favelas. Dar esperança aos sem terra, para reconstruir a grandes campanhas do passado, quando Lula conseguiu acabar com a pobreza de tantas pessoas através da redistribuição de poder e riqueza no Brasil", pontua Jeremy Corbyn .
Te podría interesar
O comitê também recebeu mensagens de solidariedade da Central Sindical Britânica, a TUC, além dos sindicatos Unite, RMT, CWU entre outros, e o apoio de políticos como o Parlamentar Trabalhista e ex-ministro sombra, Andy McDonald, e a liderança escocesa do SNP (Partido Nacional da Escôcia) e ativista negro, Graham Campbell.
Entre os participantes do lançamento do comitê, estavam a Baronesa Christine Blower, membra da Câmara dos Lords e sindicalista; John Watts, da equipe de defesa de Lula; Jess Barnard, Presidente do Young Labour (Juventude do Labour); Mel Mullings, Secretária do Comitê de Solidariedade Negra do sindicato RMT; Glenroy Watson, secretário do Global Afrikan Congress, UK, entre outros cargos; Rodrigo Toneto da JPT; o acadêmico Alfredo Saad e o cineasta e crítico de cinema Victor Fraga, entre outros.
Segundo a Coordenadora do Núcleo PT de Londres, Julia Felmanas, a ideia é aglutinar os brasileiros que vivem no Reino Unido e estimular a formação de outros comitês de luta, na mesma dinâmica dos grupos criados no Brasil.
"No momento, temos em vista alguns comitês que estão se formando, como o de estudantes que estão fazendo doutorado aqui no Reino Unido, outro na região da Escócia e outro para a luta anti-racista", elencou Felmanas.