CRISE DIPLOMÁTICA

Parlamento da Finlândia aprova adesão do país à OTAN; ministro russo desdenha

Para que o país faça parte da organização é necessário que todos os países membros aprovem; Turquia se opõe

Parlamento da Finlândia aprova adesão do país à OTAN; ministro russo desdenha.
Escrito en GLOBAL el

O parlamento da Finlândia, após dois dias de discussões, aprovou nesta terça-feira (17) a proposta do governo para que o país se candidate a entrar na Organização do Tratado Atlântico (Otan). O governo formalizou a sua intenção de entrar na aliança militar no último domingo (15), mas precisava do aval do legislativo. Ao todo foram 188 votos favoráveis e apenas 9 votos contrários

Além da Finlândia, a Suécia também deu um passo adiante para compor a Otan. A ministra da Relações Exteriores do governo sueco, Ann Linde, assinou a carta onde o país solicita adesão a organização. O pedido deve ser encaminhado à aliança militar junto com a Finlândia, o que deve ocorrer nos próximos dias. 

Para que os dois países possam fazer parte da Otan, é necessária a aprovação unânime dos Estados-membros. Até este momento o único a se opor é a Turquia, pois, o governo turco acusa a Finlândia e a Suécia de abrigarem "terroristas" curdos. 

O posicionamento da Finlândia e da Suécia, que são integrantes da União Europeia, marca uma mudança histórico, visto que até hoje as duas nações se mantinham neutras nos conflitos diplomáticos entre a Rússia e o Ocidente. 


Rússia expulsa diplomatas finlandeses 

 

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia revelou nesta terça-feira que dois diplomatas finlandeses foram expulsos de Moscou. 

A ação é uma resposta a uma atitude semelhante tomada por Helsinque, que expulsou da Finlândia dois membros da embaixada russa e suspendeu a renovação do visto de um terceiro. 

Em comunico, o governo da Finlândia afirmou que "a medida estava em consonância com as ações tomadas por outros Estados-membros da União Europeia". 

Por sua vez, o governo da Rússia declarou que as opções políticas recentes iniciam "trajeto de confronto da Finlândia em relação à Rússia"

Sobre a adesão da Finlândia e da Suécia a Otan, o chanceler russo Serguei Lavrov afirmou que "não fará muita diferença", pois, segundo o ministro das Relações Exteriores russo os dois países já participavam de exercícios militares da aliança. "Vamos ver com esses territórios serão usados na prática pela Otan", disse Lavrov.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar