Imagens da policiais brancos da cidade de Syracuse, em Nova York, nos EUA, realizando uma abordagem truculenta a um menino de 8 anos negro que era acusado de furtar um pacote de salgadinho explodiram nas redes sociais e geraram uma onde de repúdio e protestos em todo o mundo.
"Cara, ele roubou um pacote de salgadinho e vai ser tratado como um assassino? Ele roubou as batatas? Eu pago por elas!", diz o homem que grava a cena, indignado. Os policiais, sobretudo o que conduz o menino, respondem algo que não é possível entender com clareza, mas parecem furiosos com a vizinhança que protesta contra a absurda situação.
O Departamento de Polícia de Syracuse, que confirmou a autenticidade do material disponibilizado nas redes, emitiu uma nota após as imagens viralizarem mundo afora e informou que a criança não foi presa, mas sim conduzida numa viatura até a casa dos pais. As autoridades locais também disseram que uma sindicância foi aberta para apurar a conduta dos agentes envolvidos na ocorrência. A Justiça confirmou aos veículos de imprensa norte-americanos que o garoto não foi acusado por crime algum.
País marcado pelo racismo e violência racial
Os EUA são um país que tem sua história diretamente ligada às tensões raciais. Colônia britânica no passado, recebeu grandes fluxos de populações negras escravizadas, assim como o Brasil e praticamente toda a América colonizada. Após a Independência, em 1776, a nova nação se viu envolta até numa guerra motivada pela defesa das práticas escravistas e desde então mantém esses problemas, que nunca cessaram.
Leis, mentalidades e cultura racistas são marcas da sociedade dos EUA até hoje e, volta e meia, algum episódio de violência alimentado pelo racismo faz com que revoltas eclodam no país, como foi recentemente o caso George Floy, um homem negro assassinado por asfixia durante uma abordagem policial em Mineápolis, em maio de 2020.