TENSÃO ELEITORAL

Eleições na França: pesquisas indicam ampla vantagem de Macron sobre Le Pen

A candidata da extrema direita ampliou o seu eleitorado, mas, segundo os institutos, ainda de maneira insuficiente para derrotar o atual presidente

Eleições na França: pesquisas indicam ampla vantagem de Macron sobre Le Pen.Créditos: Montagem/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Pesquisa realizada pelo instituto Ipsos Sopra Teria e divulgada nesta quarta-feira (13) mostra o candidato à reeleição à presidência da França, Emmanuel Macron (Em Marcha!) com ampla vantagem sobre a candidata da extrema direita, Marine Le Pen (Assembleia Nacional). 

De acordo com o Ipsos, Macron tem 55% das intenções de votos contra 45% de Le Pen, ou seja, Macron tem uma vantagem de 10 pontos sobre a candidata da extrema direita. 

Por sua vez, o levantamento diário realizado pelo OpinionWay-Kea Parterns, mostra o atua presidente com 54% das intenções de votos, contra 46% de Marine Le Pen. 

Já o Ifop-Fiducial, que também é realizado diariamente, Macron aparece com 52,5% dos votos, contra 47,5% de Le Pen. 

Caso os números se confirmem, a distância entre Macron e Le Pen será menor do que na eleição de 2017, quando o então candidato Macron venceu a extremista com 66% dos votos contra 33%. 

Todos os institutos de pesquisa mostram que Marine Le Pen conseguiu ampliar o seu eleitorado, mas, segundo os mesmos levantamentos, ainda de forma insuficiente para derrotar Macron. 

Após o término do primeiro turno e com o intuito de resgatar apoio de parte do eleitorado de centro e de esquerda, que havia migrado para Le Pen, Macron retirou de seu plano de governo a proposta de reforma da previdência que propunha alterar a idade de aposentadoria de 62 para 65 anos. 

O segundo turno da eleição francesa acontece no dia 24 de abril.


Com informações do Valor Econômico. 
 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar