GUERRA NA UCRÂNIA

Chernobyl: Chanceler ucraniano diz que há risco de vazamento de radiação

Dmytro Kuleba pede um cessar-fogo por parte da Rússia para que seja restaurado o sistema de resfriamento, que foi danificado

Chernobyl.Créditos: Dana Sacchetti/IAEA
Escrito en GLOBAL el

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Dmytro Kuleba afirmou em sua conta do Twitter nesta quarta-feira (9), que dentro de 48 horas acaba a energia necessária para o resfriamento da central nuclear de Chernobyl.

De acordo com o chanceler, “a única rede elétrica que abastece a central nuclear de Chernobyl e todas as suas instalações nucleares que foram ocupadas pelo exército russo está danificada. O CNPP perdeu todo o fornecimento elétrico”.

Cessar-fogo

Ele fez um “apelo à comunidade internacional para que exija urgentemente um cessar-fogo por parte da Rússia para que as unidades de reparação restaurem o fornecimento de energia”.

Ele alerta que “os geradores a diesel de reserva têm capacidade de 48 horas para alimentar a central nuclear de Chernobyl. Depois disso”, diz o chanceler, “os sistemas de resfriamento da instalação de armazenamento de combustível nuclear usados serão interrompidos, tornando iminentes os vazamentos de radiação”.

“A guerra bárbara de Putin coloca toda a Europa em perigo. Ele deve parar com isso imediatamente!”, encerra.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar