GUERRA

Antonov: Ucrânia divulga foto dos destroços do maior avião do mundo

"O rei dos céus está morto", disse repórter ucraniano sobre aeronave que pousou no Brasil em 1º de maio de 2021

Foto do Antonov antes de ser destruídoCréditos: Reprodução vídeo
Escrito en GLOBAL el

O jornalista Illia Ponomarenko, repórter do site The Kyiv Independent, divulgou foto dos destroços do maior avião do mundo, o Antonov-225 Mriya, abatido pelos russos no último dia 27. "Receio que Antonov An-225 Mriya seja irreparável. O rei dos céus está morto", lamentou Ponomarenko.

Na semana passada, o governo da Ucrânia prometeu reconstruir o avião. Segundo a fabricante de armas estatal ucraniana, Ukroboronprom, a recuperação custará mais de US$ 3 bilhões e levará muito tempo.

Antonov já esteve no Brasil

O avião ucraniano já esteve no Brasil. A aeronave posou em Viracopos, em Campinas, no dia 1º de maio de 2021 e seguiu à noite para Guarulhos, na capital paulista, onde foi carregado com um transformador de 155 toneladas que tirou uma cidade chilena inteira da escuridão.

Segundo o aeroporto, esta foi a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda no mundo.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, a operação de taxiamento foi realizada com o rebocador push-back Rucker modelo TA-4433. Com capacidade para rebocar até 33.000 KG, esse modelo de rebocador possui motor Cummins e transmissão semiautomáticas com 6 velocidades frente e a ré.

Dimensões

O Antonov possuia oitenta e quatro metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e 175 toneladas (sem carga ou combustível). Incluia 32 rodas, seis motores e a capacidade de carregar o peso equivalente a mais de sete Boeings 737, o mais comum da aviação comercial. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de 1,5 mil pessoas.

O AN-225 era impulsionado por seis motores a jato. Podia transportar cargas de até 300 toneladas e decolar com peso máximo de 600 toneladas, incluindo a carga, volume de combustível e o próprio peso do avião.