GUERRA NA UCRÂNIA

Antonov: relembre o dia em que o gigante ucraniano pousou no Brasil; veja vídeo

O maior avião do mundo, abatido pelos russos, foi carregado em Guarulhos com um transformador de 155 toneladas que vai tirar uma cidade chilena inteira da escuridão

Antonov pousa em Guarulhos.Créditos: Reprodução vídeo
Escrito en GLOBAL el

O Antonov-225 Mriya, abatido pelos Russos, de acordo com informações confirmadas neste domingo (27), era o único exemplar em atividade, chamado de "colosso dos céus".

O avião ucraniano posou em Viracopos, em Campinas, no dia 1º de maio de 2021 e seguiu à noite para Guarulhos, na capital paulista, onde foi carregado com um transformador de 155 toneladas que vai tirar uma cidade chilena inteira da escuridão.

Segundo o aeroporto, esta foi a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda no mundo.

No Aeroporto Interacional de Guarulhos, a operação de taxiamento foi realizada com o rebocador push-back Rucker modelo TA-4433. Com capacidade para rebocar até 33.000 KG, esse modelo de rebocador possui motor Cummins e transmissão semiautomáticas com 6 velocidades frente e a ré.

Dimensões

O Antonov possuia oitenta e quatro metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e 175 toneladas (sem carga ou combustível). Inclui 32 rodas, seis motores e a capacidade de carregar o peso equivalente a mais de sete Boeings 737, o mais comum da aviação comercial. Essas são as características do Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de 1,5 mil pessoas.

O AN-225 era impulsionado por seis motores a jato. Podia transportar cargas de até 300 toneladas e decolar com peso máximo de 600 toneladas, incluindo a carga, volume de combustível e o próprio peso do avião.

Herança soviética

Durante a Guerra Fria, enquanto os americanos transportavam o Space Challenger num Boeing 747 de 1966 e adaptado pela Nasa, os soviéticos desenvolveram seu próprio gigante para carregar o ônibus espacial Buran pelos ares (foto). Foi aí que, em 1988, surgiu o primeiro e até hoje único exemplar do AN-225 Mriya. Após a queda da União Soviética e o cancelamento do seu programa espacial, o AN-225 sucumbiu por anos em um cemitério de aviões na Ucrânia. Só em 2001 um grupo de empresários russos decidiu reformá-lo.

Um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev, na Ucrânia, destruiu neste domingo (27), o Antonov-225 Mriya, o maior avião de carga do mundo, de fabricação ucraniana.

"Os ocupantes russos destruíram o carro-chefe da aviação ucraniana — o lendário An-225 Mriya. Aconteceu no aeródromo de Antonov em Hostomel, perto de Kiev", afirmou a fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom em sua página no Facebook.

O comunicado afirmou ainda que a restauração do avião custaria mais de US$ 3 bilhões e levaria muito tempo.

Informação confirmada

A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nas redes sociais. "Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 'Mriya' ('Dream' em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!"

Com informações do Estado de Minas