O novo presidente do Chile, Gabriel Boric, emocionou o mundo no momento em que, durante a sua posse, pouco antes da primeira entrada simbólica ao Palácio La Moneda, em Santiago, prestou uma pequena homenagem ao ex-presidente Salvador Allende.
Com a mão no coração e uma reverência, o presidente visitou o monumento do ex-presidente por alguns segundos antes de seguir seu caminho para o Palácio do Governo.
Te podría interesar
Boric assumiu oficialmente a presidência nesta sexta-feira (11), pelos próximos quatro anos.
Salvador Allende
Allende foi deposto em 1973 por um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, o general Augusto Pinochet.
Te podría interesar
Allende foi o primeiro socialista marxista a ser eleito democraticamente como presidente de República e chefe de Estado na América. Ele acreditava na via eleitoral da democracia representativa e considerava ser possível instaurar o socialismo dentro do sistema político então vigente em seu país.
O regime liderado pelo general Augusto Pinochet durou até 1990 e caracterizou-se pela intensa repressão e censura e por causar a morte de mais de três mil pessoas, a tortura de aproximadamente 40 mil e o exílio de milhares de cidadãos chilenos.