CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

"Conflito entre EUA e Rússia causaria colapso do mundo", diz presidente da Sérvia

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirma que evidências sugerem que a Rússia está planejando "a maior guerra na Europa desde 1945"

Aleksandar Vucic, presidente da SérviaCréditos: Wikimmedia Commons
Escrito en GLOBAL el

Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, afirmou neste sábado (19) que um conflito entre os Estados Unidos e a Rússia poderia levar a uma crise maciça nos mercados e, portanto, ao colapso do mundo.

Isso porque os dois países, junto da China, Ucrânia e Índia, são os maiores produtores de alimentos, sobretudo de grãos, trigo e milho.

"O que aconteceria no mercado no mesmo segundo se algo acontecesse? Estamos todos esperando e temos quase a certeza que nada vai acontecer, mas [...] temos que estar preparados", declarou Vucic.

"Se acontecer alguma coisa entre os americanos e russos a um nível global, e eles [países ocidentais] impuserem sanções sobre tudo o que é da Rússia, o que faremos com o petróleo, o gás?", questionou o presidente em entrevista ao canal de TV Tanjug.

As últimas estimativas do governo dos EUA sugerem que entre 169 mil e 190 mil soldados russos estão agora estacionados ao longo da fronteira da Ucrânia, tanto na Rússia quanto na vizinha Belarus — mas esse número também inclui rebeldes no leste da Ucrânia.

Boris Johnson: "Rússia planeja maior guerra na Europa desde 1945"

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse em entrevista à BBC que evidências sugerem que a Rússia está planejando "a maior guerra na Europa desde 1945". "Todos os sinais são de que o plano já começou", afirmou.

Segundo Johnson, informações de inteligência indicam que a Rússia pretende lançar uma invasão que cercará a capital ucraniana, Kiev. "As pessoas precisam entender o enorme custo na vida humana que isso pode acarretar", complementou o premiê britânico.