Uma nuvem de cinzas avançou velozmente sobre a Ilha de Java, na Indonésia, neste domingo (4). Resultado da erupção do vulcão Monte Semeru, o fenômeno provocou a retirada de quase 2 mil pessoas do local. O órgão responsável por monitorar a atividade informou que o vulcão passou do nível três para o quatro, fazendo as autoridades decretarem alerta máximo.
Por meio de comunicado, a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) alertou que "o risco de nuvens de vapor de gás e água e de fluxos de lava devido às fortes chuvas no Semeru aumentaram nas últimas horas". Não há registros de mortes ou pessoas feridas, mas a recomendação é de que se mantenha ao menos 8 km de distância da cratera. De acordo com os serviços de resgate, 1.979 pessoas de seis localidades foram transferidas para 11 abrigos.
Te podría interesar
Avalanches de fogo
Os relatos são de que "avalanches de fogo" foram causadas por blocos de lava que se desprendiam do cume durante a erupção e fluíam em direção à base do vulcão. As imagens de vídeo que circulam pela internet mostram uma avassaladora novem de cinzas avançando rapidamente sobre extenso território.
Com 3.676 metros de altitude, o Monte Semeru é o ponto mais alto da ilha de Java. Desde 1818 já registou 55 grandes erupções, 10 delas resultaram em fatalidades. A última ocorreu há exatamente um ano e tirou a vida de ao menos 51 pessoas. Pequenas erupções são constantes pelo menos desde a década de 1960, às vezes com intervalos de 20 minutos apenas. A Indonésia está localizada em região de forte atividade vulcânica e sísmica. Localizado no Sudeste Asiático, entre a Oceania e o continente asiático, o arquipélago tem quase 130 vulcões ativos.
Te podría interesar
Javanês
A referência mais famosa no Brasil à principal ilha da Indonésia é o ácido romance "O homem que sabia havanês", de Lima Barreto, que conta a história de um homem que dizia conhecer a exótica língua malaio-polonesa falada em Java e na Federação da Malásia (Sudeste da Ásia).
Confira o vídeo com as impressionantes imagens da erupção: