A Argentina ainda vive o furor diante da conquista do tricampeonato mundial, quando a seleção do país venceu a França na disputa pelos pênaltis.
Diante de tal cenário, uma pesquisa, coordenada pelo analista político Jorge Giacobbe, buscou levantar os sentimentos dos argentinos sobre variadas questões, entre elas, a disputa presidencial que ocorre no ano que vem.
Te podría interesar
Por meio de suas redes, Giacobbe afirmou que os resultados trouxeram dados interessantes no campo da política e como ídolos são construídos.
Uma das perguntas da pesquisa é: "Você votaria em Lionel Messi para presidente da Argentina?", o resultado é, no mínimo, curioso.
Entre os entrevistados, 43,7% responderam que sim, votariam em Messi para presidente; 37,8% responderam que não; e 17,5% responderam "talvez".
Atrás de Messi aparece o representante da extrema direita argentina, o economista Javier Milei com 12%; na terceira posição surge Cristina Kirchner, com 11,3%.
Apesar da liderança de Messi na disputa presidencial, 93,3% declararam que o triunfo da seleção argentina não influencia o voto, e 5,3% declararam que irão votar no kirchnerismo.
O levantamento também quis saber dos argentinos qual é o jogador de futebol que deve ocupar o lugar de Messi, e o nome mais citado foi o do jovem atacante Julián Álvarez, que, com apenas 22 anos de idade brilhou no torneio mundial e fez um dos gols mais bonitos da Copa do Mundo no Qatar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de dezembro e foram realizadas 2.500 entrevistas. A margem de erro é de 2%.