Que o jogador Lionel Messi desponta como um dos grandes jogadores da Copa do Mundo no Qatar, ninguém tem dúvidas. Mas, um outro nome foi alçado ao nível de herói pela imprensa argentina: Julián Alvarez que, com apenas 22 anos fez um dos gols mais bonitos do torneio mundial na semifinal contra a Croácia, que perdeu por 3 a 0 para a Argentina em jogo realizado nesta terça-feira (13).
"O jogo de Julian é muito bom, não só porque ele marcou dois gols, mas porque ele nos deu uma atuação bárbara para cobrir os três meio-campistas que eles tinham em campo. Tem um jogo incrível. Ele é um cara que faz o que você diz a ele, e estamos felizes porque ele pode traduzir seu trabalho para a rede", declarou Lionel Scaloni, técnico da seleção da Argentina em entrevista à CNN.
A Argentina atropelou a Croácia e garantiu uma vaga na final. A partida contou com dois gols de Álvarez e um de Messi. Após a partida, Julián também falou com a imprensa. "Estou feliz pessoalmente e pelo grupo. Temos que descansar, esperamos ter um grande jogo no domingo. Calchin (sua cidade natal), como todo o país, deve estar surtando. Estamos felizes pelo que conquistamos e estamos indo para mais", disse.
Quem é Julián Álvarez
Julián Álvarez é natural de Calchin, uma pequena cidade na província de Córdoba, Argentina, com cerca de 2.500 habitantes. Álvarez nasceu no dia 31 de janeiro, em 2000, e tem apenas 22 anos.
Começou a sua carreira profissional aos 16 anos no futebol de Córdoba, no Club Atlético Atalaya. Não demorou muito e ele chegou às divisões inferiores do River Plate, na capital da argentina.
Em 2018, Julián Álvarez estreou no time principal do River Plate e, a partir daí, a ascensão de sua carreira foi meteórica.
Jogando pelo River Plate, Álvarez logo conquistou a reputação como um dos melhores atacantes da equipe e, para parte da imprensa esportiva da Argentina, um dos melhores do país.
No River Plate, Álvarez conquistou três títulos e foi o artilheiro da última Liga Profissional do ano, na qual o River foi campeão. O jornal El País Uruguai o classificou como o Melhor jogador da América em 2021.
Como jogador das seleções sub-23 e sub-20 da Argentina, em 2019, Álvarez marcou cinco gols em um ano. A sua estreia internacional se deu em 2021, quando integrou a seleção argentina na Copa América, que venceu o torneio.
De lá para cá, Álvarez já é considerado um dos melhores jovens atacantes da Argentina: no River Plate disputou 122 gols, dos quais marcou 54 e deu 31 assistências. Com esses números, o jovem jogador foi contratado pelo Manchester City, onde joga atualmente.
Admirador de Messi
Com a espetacular participação na semifinal contra a Croácia, na qual jogou ombro a ombro com Lionel Messi, a imprensa esportiva resgatou um fato histórico que envolve Álvarez e Messi: a admiração do primeiro pelo segundo.
Dessa maneira, circula pelas redes uma foto onde é possível ver um Julián Álvarez ainda pré-adolescente em uma foto com o ídolo Lionel Messi.
"Jogar pelo meu país é um sonho que se torna realidade. Quando criança, eu sonhava em jogar na seleção com Messi. Ter conseguido isso aos 22 anos, obviamente, me deixa muito orgulhoso, feliz e tenho que continuar indo para ter mais sucesso", declarou Julián Álvares em coletiva na Fifa.
Com informações do Página 12 e CNN.