ESTADOS UNIDOS

Filho de brasileiros, deputado pró Trump é exposto por jornal

Republicano foi eleito deputado por Long Island em novembro, nas eleições de meio de mandato; Confira mentiras do congressista

George Santos.Filho de brasileiros, deputado pró Trump é exposto por jornalCréditos: Reprodução/Twitter@Santos4Congress
Escrito en GLOBAL el

O aliado do ex-presidente Donald Trump e congressista dos Estados Unidos, George Santos, foi acusado pelo The New York Times de mentir sobre o seu currículo em reportagem publicada na última segunda-feira (19). O filho de brasileiros e primeiro republicano LGBT+ assumido a ser eleito no país, aparentemente deu uma valorizada nos históricos profissional e acadêmico se apresentar ao público. O Republicano foi eleito deputado por Long Island em novembro, nas eleições de meio de mandato.

Cruzando dados públicos dos EUA e do Brasil, o jornal descobriu que Santos jamais trabalhou no Goldman Sachs ou no Citigroup, como anunciava o deputado federal. Além disso, o trumpista também inventou um curso no Baruch College, faculdade em Nova Iorque. A instituição não tem registros da sua presença.

E a ficha de George Santos não para por aí. Defensor dos animais, seria um dos responsáveis pelo Friends of Pets United, ou União dos Amigos de Animais. No entanto, de acordo com a Receita Federal americana não há registros a respeito da ONG.

O The New York Times encontrou até mesmo um caso de 2008, quando George tinha 19 anos, em que ainda em Niteroi (RJ), no Brasil, roubou o talão de cheques de um colega de trabalho da mãe. Ele teria usado os cheques para comprar sapatos e depois de dois anos confessou o crime e foi denunciado na Justiça. Mas o processo segue em aberto, uma vez que não foi encontrado para ser intimado a depor no Brasil.

Apesar da rigorosa pesquisa, os jornalistas nova-iorquinos não conseguiram encontrar quaisquer registros bancários, financeiros ou imobiliários da fortuna de Santos. O deputado costuma dizer que é herdeiro uma fortuna familiar e que seus parentes seriam importantes empresários do ramo imobiliário no Brasil.

Em sua narrativa pública, sublinha que os pais se mudaram de forma “legal” para os Estados Unidos em busca do chamado ‘sonho americano’.

*Com informações da Folha.