Agentes de unidades de choque da Polícia Nacional da França reprimiram com violência as comemorações da comunidade marroquina, depois que a seleção africana se classificou para a semifinal da Copa do Mundo do Catar, vencendo Portugal, nas ruas de Paris, na noite deste sábado (10). Ainda não informações sobre presos ou feridos.
As imagens que circulam nas redes sociais e na imprensa francesa mostram uma coluna de policiais paramentados para o confronto partindo para cima de uma multidão que canta e dança, com bandeiras do Marrocos, nas proximidades da glamourosa avenida Champs-Élysées, a poucos quarteirões do Arco do Triunfo, onde os torcedores franceses também comemoravam a classificação de sua equipe nacional para a mesma fase do Mundial, depois de vencerem a Inglaterra.
Te podría interesar
Pelos registros apresentados até o momento, não é possível ver que os torcedores do Marrocos promovendo qualquer tipo de arruaça, ou mesmo em conflito com franceses que também festejavam. Num dos vídeos, um polícia do grupo que avança contra a multidão cai sozinho e colegas enfurecidos o cercam, como se para evitar que ele fosse agredido pelas pessoas, embora ninguém dê nem sinais de que faria isso.
A França, que tem uma das maiores comunidades árabes da Europa, visto que colonizou países como a Argélia e o Marrocos, é constantemente cenário de tensões entre essas populações e a polícia. Como o time do Magreb os Azuis passaram juntos para a próxima fase da Copa do Mundo, as equipes irão se enfrentar na próxima quarta-feira (14) e o embate já está gerando preocupação nas autoridades do país europeu, que teme confrontos nas ruas de várias cidades, independentemente do resultado do jogo.
Veja o vídeo: