AMPLIANDO A COBERTURA

Fórum estreia correspondente na Europa em momento decisivo da política brasileira

Vitória de Lula e volta do Brasil ao mundo são pilares fundamentais da reconstrução nacional. Jornalista Henrique Rodrigues trará o que ocorrer de mais relevante do outro lado do Atlântico

Escrito en GLOBAL el

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial deste ano e a volta do Brasil como nação de destaque no cenário mundial, retomando um protagonismo que foi enterrado durante os quatro anos de total obscurantismo do governo de Jair Bolsonaro (PL), que rebaixou o país ao status de pária internacional, fizeram a Fórum dar início a um projeto amplo e desafiador: estabelecer um correspondente na Europa, o continente que é chave para que o Brasil recupere sua credibilidade entre as nações.

Aproveitando o momento de exaltação dos nomes de Lula e do Brasil no exterior, o repórter Henrique Rodrigues, que já foi colunista e é também editor de Artigos, Colunas e Opinião, passará a corresponder diretamente de Lisboa, em Portugal, para os programas jornalísticos da TV Fórum e para o portal da revista.

O diretor de redação da Fórum, Renato Rovai, falou sobre a importância de se estabelecer, neste momento de mudanças políticas profundas no Brasil, um profissional que reporte os fatos diretamente do Velho Continente.

“Neste momento em que Lula vai assumir seu 3° mandato, o Brasil ganha outro protagonismo internacional. E neste sentido a ida do jornalista Henrique Rodrigues, que já está há mais de dois anos e meio na Fórum, para a Europa, baseado em Lisboa, em Portugal, abre uma nova possibilidade editorial. A ideia é ampliar ainda mais nossa cobertura política e trazer aos leitores um olhar mais completo do que estamos vivendo em termos globais”, disse Rovai.

Já Rodrigues falou sobre o desafio de levar informação diretamente da imprensa e das sociedades europeias para o leitor brasileiro, que nos últimos anos acostumou-se apenas a receber todo tipo de má-notícia vinda de todas as partes do globo, tendo em vista o comportamento conflituoso e caótico de Bolsonaro.

“O leitor da Fórum terá acesso às informações mais importantes sobre o Brasil, os Direitos Humanos e as relações geopolíticas que envolvem nosso país diretamente de uma região que mantém forte protagonismo global. Ainda que a eleição de Lula tenha ocorrido há menos de um mês, já é possível perceber uma melhora substancial da imagem do Brasil entre os europeus e como eles se mantêm esperançosos sobre o Brasil reencontrar seu lugar de destaque no mundo após a trágica aventura de extrema direita com Bolsonaro”, contou o correspondente da Fórum.