A vila de Przewodów, no Leste da Polônia em uma região que faz fronteira com a Ucrânia, foi atingida por mísseis nesta terça-feira (15) e duas pessoas morreram, segundo informações da imprensa local.
De acordo com a agência Associated Press (AP), um alto funcionário da inteligência dos Estados Unidos informou que os mísseis que atingiram a Polônia são da Rússia, que está em guerra com a Ucrânia.
Te podría interesar
A Polônia faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e há o temor de que, se os mísseis que atingiram a Polônia sejam de fato russos, a guerra tome proporções ainda maiores, já que uma agressão a um país membro do organismo militar exigiria ação de defesa dos demais países membros, segundo o próprio tratado.
O governo polonês, após o ocorrido, convocou uma reunião de emergência com seu Conselho de Defesa e Segurança, mas não confirmou que os mísseis sejam russos. Em pronunciamento, o porta-voz do Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos), Patrick Ryder, por sua vez, informou que o órgão também não pode confirmar as informações de que o ataque à Polônia tenha partido da Rússia, mas que vai investigar o caso.
O Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, por sua vez, afirmou que "declarações da imprensa e de funcionários do governo polonês sobre supostos mísseis russos atingindo o país são uma provocação deliberada" e que seu país não tem relação com o ataque em questão, segundo a agência de notícias estatal russa TASS.