O ex-presidente Lula (PT), que desde os tempos de dirigente sindical mantém uma relação próxima com os sociais-democratas alemães, enviou nesta segunda-feira (27) uma carta ao SPD (Partido Social-Democrata) e ao candidato do da sigla a novo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, saudando a legenda pela vitória nas eleições do país europeu, realizadas no último domingo (27).
O petista divulgou o documento, que também é assinado pela presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), nesta terça-feira (28).
Com vitória apertada, o SPD conquistou a maioria das cadeiras no parlamento alemão. Agora, a sigla tentará formar uma coalizão com o partido Os Verdes (esquerda ligada às causas ambientais) e com o FDP (Partido Democrático Liberal) para montar um governo e emplacar o social-democrata Olaf Scholz como novo chanceler, após 16 anos de chancelaria comandada por Angela Merkel, que é do CDU (União Democracia Cristã), partido que ficou em segundo lugar neste pleito.
"Parabéns ao SPD, em especial o companheiro Olaf Scholz, pelo resultado vitorioso nas eleições alemãs de 2021. Estamos certos que, como partido mais votado, irão formar um governo que leve a Alemanha em uma contínua trajetória de crescimento econômico, com inclusão social, geração de empregos e respeito ao meio ambiente", dizem Lula e Gleisi no início da carta.
"Estamos certos que sob a liderança do SPD, a Alemanha irá contribuir para um mundo mais equilibrado, multipolar e solidário, que reflita a geopolítica do século XXI", prosseguem os petistas.
Leia abaixo a íntegra do texto.
“Queridos amigos do SPD,
Parabéns ao SPD, em especial o companheiro Olaf Scholz, pelo resultado vitorioso nas eleições alemãs de 2021. Estamos certos que, como partido mais votado, irão formar um governo que leve a Alemanha em uma contínua trajetória de crescimento econômico, com inclusão social, geração de empregos e respeito ao meio ambiente.
A votação do SPD, um partido com a tradição de quase 160 anos de existência, mostra o compromisso de geração após geração de dirigentes partidários com os trabalhadores alemães, com a democracia, com a construção de um estado de bem estar social e o desenvolvimento em harmonia e paz com a Europa. Em todo o mundo, com atenção especial aos países em desenvolvimento, colaboram com causas e movimento sociais que lutam por um mundo melhor.
Estamos certos que sob a liderança do SPD, a Alemanha irá contribuir para um mundo mais equilibrado, multipolar e solidário, que reflita a geopolítica do século XXI.
Desejamos boa sorte no diálogo para a formação de um novo governo e um novo momento para a Alemanha.
Gleisi Hoffmann
Presidente do Partido dos Trabalhadores
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente de Honra do Partido dos Trabalhadores e ex-presidente da República Federativa do Brasil”