O Itamaraty informou nesta quinta-feira (19) que tenta localizar um brasileiro que estava vivendo temporariamente no Afeganistão e que pediu ajuda diplomática nos últimos dias para sair de lá, após a retomada do poder pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã.
Segundo fontes da Chancelaria nacional, o homem havia exigido no contato que sua identidade não fosse revelada, por razões de segurança, mas logo após as primeiras mensagens encaminhadas ao plantão diplomático a comunicação cessou.
Para o embaixador encarregado das relações com Paquistão, Afeganistão e Tajiquistão, Olyntho Vieira, que falou ao Estadão, o caso ainda parece confuso e desencontrado, mas ele crê que o cidadão brasileiro esteja enfrentando problemas para se comunicar por conta do caos instalado na nação asiática após a volta dos radicais ao governo.
Vieira informou ainda sobre um outro caso, de uma brasileira casada com um argentino, que trabalhava numa ONG de ajuda humanitária. Segundo o embaixador, tudo foi resolvido pela diplomatas de Buenos Aires, que conseguiram a saída do casal, atualmente em território do Uzbequistão.
Sobre o caso do brasileiro que permanece com paradeiro desconhecido, Vieira explicou que o Itamaraty aguarda a retomada de contatos por parte do homem e que, se confirmada dia localização em território afegão, será necessário buscar uma solução para retirá-lo de lá.